Educação Física Adaptada e o Paradesporto Pós-Pandemia


Educação Física Adaptada e o Paradesporto Pós-Pandemia

Artigo produzido pelo Prof. Jaime Torres – Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Educação Física Adaptada e Paradesporto da UNISUAM.


A Educação Física com suas inúmeras ferramentas para educação do corpo através do movimento, é fundamental para o desenvolvimento e interações socioculturais da pessoa com deficiência. 

No contexto da educação física adaptada, tais interações podem ser criadas não só pela prática pedagógica, mas também pela atividade esportiva, com melhoria da qualidade de vida e podendo chegar ainda ao alto rendimento, que, a partir do conhecimento do Paradesporto, pode fazer a diferença na vida da pessoa com deficiência.


(Leia mais: Exercícios físicos devem ser prioridade entre pessoas com deficiência)


Sabemos que o esporte se divide em alguns segmentos: educacional, lazer e rendimento. E mesmo quando o tema é Paradesporto, este pode ser usado em todos esses segmentos para trazer um melhor direcionamento para o dia a dia da pessoa com deficiência.

Com um “novo normal”, como vem se debatendo para o que nos reserva esse período pós-pandemia, o entendimento do Professor de Educação Física para o atendimento à pessoa com deficiência tem um papel importante nesta reconstrução. 

Estamos acompanhando um crescimento diário dos atendimentos online enquanto estamos no período de quarentena, em que o Professor que já tem experiência com as pessoas com deficiência colabora bastante para a informação à família, que, por muitas vezes, tem dificuldade de saber como agir, por ser um momento inédito nas nossas vidas. 


(Leia mais: Inclusão de pessoas com deficiência na sociedade)


Mas, fica sempre a pergunta: e o Professor que não tem experiência com esse público. Como se especializar sem ter o contato direto com essas pessoas? Onde encontrar formações e informações sobre este tema? Como fazer um bom trabalho?

Com o objetivo de atender também a essa demanda, a UNISUAM oferta a Pós-Graduação em Educação Física Adaptada e Paradesporto, uma ação pioneira no Rio de Janeiro, que visa trazer mais informações, capacitar e dar um norte ao Professor de Educação Física que deseja se especializar e desenvolver ações através da educação física adaptada para potencializar um novo estilo de vida da pessoa com deficiência, trabalhando, dentro de suas limitações funcionais, para a melhoria de sua qualidade de vida ou, até mesmo, para chegar ao rendimento do Paradesporto.

Com um corpo docente que trabalha em seu cotidiano profissional desde o acolhimento até ao alto rendimento, o curso propicia ao profissional de Educação Física mais conhecimento e segurança para construir o seu planejamento no atendimento à pessoa com deficiência e ser uma figura muito importante para esse público e sua família, principalmente neste período pós-pandemia.


(Leia mais: Controle do movimento na doença, na reabilitação e na saúde)


E, aqui na UNISUAM, você ainda tem a possibilidade de, após finalizar o curso, seguir uma trilha de formação continuada por meio de nossos cursos de Mestrado e Doutorado em reabilitação, nos quais somos referência também no assunto!



Venha para a UNISUAM e seja um profissional diferenciado neste novo mundo! Conheça a Pós-Graduação em Educação Física Adaptada e Paradesporto UNISUAM


Para mais informações, ligue (21) 3882-9797





Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nenhum comentário