Educação Especial e Inclusão Escolar em foco na UNISUAM


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O movimento mundial pela inclusão é uma ação política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos os alunos de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação.

Segundo o Ministério de Educação, a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo assegurar a inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, orientando os sistemas de ensino para garantir acesso ao ensino regular, com participação, aprendizagem e continuidade nos níveis mais elevados do ensino; transversalidade da modalidade de educação especial desde a Educação Infantil até a Educação Superior; oferta do atendimento educacional especializado; formação de professores para o atendimento educacional especializado e demais profissionais da educação para a inclusão; participação da família e da comunidade; acessibilidade arquitetônica, nos transportes, nos mobiliários, nas comunicações e informação; e articulação intersetorial na implementação das políticas públicas.

Partindo desta premissa, a UNISUAM promove, sob a chancela do Núcleo de Educação da Pós-Graduação, dia 22/02, a partir das 18h30, no Auditório Prof. Arapuan Medeiros da Motta, um debate sobre Educação Especial e Inclusão Escolar.

A atividade, que contará com a participação das Professoras Márcia Marin Vianna – Doutora em Educação e Waldirene Araújo – Coordenadora do Núcleo de Educação da Pós-Graduação UNISUAM, tem como objetivo identificar, com base em um panorama da história da Educação Especial até a Lei Brasileira de Inclusão atual, os aspectos relevantes na formação do profissional que atua na Educação Especial e Inclusão Escolar, bem como discutir temas significativos sobre a expressão da inclusão na sociedade.

Inscreva-se e participe!

 

 

Minicurrículo das palestrantes

Márcia Marin Vianna

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Graduada em Pedagogia, com habilitação em Educação Especial pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Docente no Curso de Extensão, Ensino e Aprendizagem para Estudantes com Deficiência: Estratégias Curriculares e Recursos Tecnológicos do Instituto Multidisciplinar – Campus da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ de Nova Iguaçu. Pesquisadora do Observatório de Educação Especial e Inclusão Educacional – ObEE da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ, nas linhas de pesquisa: “Deficiência Intelectual – Aspectos Cognitivos, Pedagógicos e Psicossociais” e “Tecnologias, Currículo e Processo de Ensino e Aprendizagem de Alunos com Deficiências, Transtornos Globais do Desenvolvimento e Altas Habilidades”. Experiência em Educação Especial e Inclusão Escolar. Áreas de interesse: Formação Docente, Processos de Escolarização para Deficientes Intelectuais, Ensino Colaborativo, Diferenciação do Ensino.

 

Waldirene Araújo

Mestre em Desenvolvimento Local – área de concentração: Desenvolvimento Sustentável e Trabalho. Especialista em Psicopedagogia Clínica Institucional. Coordena o Núcleo de Educação da Pós-Graduação UNISUAM e os cursos de Pós-Graduação em Psicopedagogia Clínica Institucional (presencial) e os cursos EAD: Gestão Pedagógica Integrada, Docência do Ensino Superior e Docência do Ensino Online. Atua como docente – na Graduação e na Pós-Graduação – na UNISUAM. Tem experiência na gestão educacional e na coordenação de cursos. Atua também em consultório no atendimento clínico em Psicopedagogia. Professora do curso Psicopedagogia 2.0 no Child Behavior Institute of Miami – CBI.

 





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