E a Caravana da UNISUAM partiu para o Comida di Buteco…


E a Caravana da UNISUAM partiu para o Comida di Buteco…

caravana_02_5

Essa é a última semana para participar do concurso Comida di Buteco, maior concurso de cozinha de raiz do Brasil, que vai até o dia 10 de maio. Para quem ainda não conhece, o concurso avalia o nosso tradicional boteco: são cerca de 400 botecos espalhados em 16 cidades do Brasil. Durante o período de realização do concurso, itens como atendimento, qualidade do tira-gosto e temperatura da cerveja são avaliados pelo público e jurados.

Nos dias 29 de abril e 2 de maio, os colaboradores da Instituição participaram de duas caravanas. Está em dúvida de qual boteco visitar nessa última semana de concurso? Confira então o que o pessoal da UNISUAM achou e monte seu roteiro.

caravana_29

A caravana do dia 29 de abril foi composta por um grupo de colaboradores administrativos que visitaram os bares Botequim Rio Antigo (Olaria), Constança Bar (Méier) e Boteco da Enny (Lins de Vasconcelos).

caravana_29_2

O clima aconchegante, o som ambiente e a cerveja super gelada e bem servida agradou o gosto dos nossos botequeiros na primeira parada, no Botequim Rio Antigo. O petisco concorrente era o Espetinho Cubano que consistia em espetinhos de filé mignon com banana, empanados com queijo parmesão acompanhados de um molho especial e delicioso de pimenta biquinho.

caravana_29_3

A segunda parada foi no Constança Bar, que fica na rua Constança Barbosa, no Méier, um ambiente bem tranquilo no qual fomos apresentados ao petisco Alcatrinha & Mangota, uma combinação de alcatra desfiada, creme de manga e cebola caramelizada.  O chef do bar veio até a mesa e conversou com os participantes da caravana, tirando dúvida sobre o preparo do prato, principalmente do creme de manga.

caravana_29_4

Encerrando o roteiro, a saideira ficou por conta do Boteco da Enny e o seu suculento prato Bom D+, um ragu de ossobuco com polenta em chutney de goiaba, tudo preparado com muito cuidado e com o mínimo de gordura, garantiu o dono do bar.

caravana_02

Já a caravana dos chefs, realizada no dia 02 de maio, contou com a participação de alguns docentes e alunos do curso de Gastronomia da UNISUAM e realizou paradas estratégicas no Bar dos Amigos (Horto), Bar do Omar (Santo Cristo) e Angu do Gomes (Saúde).

caravana_02_2

caravana_02_3

Localizado na Rua Pacheco Leão, o Bar dos Amigos recebeu a caravana com o “Patê dos Amigos”, petisco servido com Doritos, um dos patrocinadores do festival, e em seguida foi servido o “Onde come um, comem quatro”, prato concorrente no Comida di Buteco, feito de carne de porco desfiada e acebolada com cubos de abacaxi.

caravana_02_4

Na sequência, a caravana subiu a Rua Sara e fez um pit stop no Bar do Omar, um típico boteco na laje, com uma bela vista e música agradável, no qual o grupo foi recepcionado pelo próprio Omar, que iniciou os trabalhos servindo aos integrantes da caravana dos chefs as “Empaditas da Ana”, que tem Doritos na composição de sua massa, e emendou a farra gastronômica brindando a mesa com o “Sol D’Omar”, uma deliciosa combinação de carne de sol de contrafilé com aipim regado com manteiga de garrafa, acompanhada por farofa de cebolinha e banana.

caravana_02_6

A última parada da trupe da Gastronomia foi no tradicional Angu do Gomes. Instalado em um antigo e charmoso sobrado no bairro da Saúde, no centro da cidade, o boteco transmite uma sensação aconchegante e acolhedora sem perder o clima boêmio e descontraído característicos dos bares. Logo ao chegar, a caravana foi recepcionada por um dos proprietários e egresso do curso de Gastronomia da UNISUAM, Rigo Duarte. Em instantes chegaram às mesas as suculentas “Trouxinhas do sabor”, harumakis com massa de doritos e recheados com carne seca, e, logo após, foram servidas algumas rodadas de “Tilouco”, tiras de tilápia empanadas com coco e harmonizadas com um suculento molho de açaí.

caravana_02_7

caravana_02_8

Ainda dá tempo de experimentar as iguarias do Comida di Buteco desta edição. Veja aqui a lista com todos os bares participantes.





Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nenhum comentário