Docente UNISUAM é convidado para compor o Comitê de Assessoramento para Avaliação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE 2017


Docente UNISUAM é convidado para compor o Comitê de Assessoramento para Avaliação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE 2017

20161108_155851

O Prof. Dr. André Rezende foi convidado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira do Ministério da Educação – INEP/MEC para compor o Comitê de Assessoramento para Avaliação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE 2017.

O exame é trienal e avalia o rendimento dos alunos de Graduação, ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados. O exame é obrigatório para os alunos selecionados e condição indispensável para a emissão do histórico escolar.

Com Graduação e Mestrado em Engenharia Mecânica pelo Instituto Militar de Engenharia – IME e Doutorado em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC- Rio, Prof. André realizou, em 2015, o Pós-Doutorado em Ensino de Engenharia na Linköping University – LiU, Suécia, onde teve a oportunidade de aprender a abordagem de ensino CDIO (Conceive, Design, Implement and Operate), que é adotada pelo Massachusetts Institute of Technology – MIT e mais de 120 Universidades, incluindo Instituições de Ensino nos EUA, Europa, Oceania e América Latina.

A abordagem CDIO envolve o desenvolvimento de um currículo que integra o conteúdo teórico das disciplinas de Graduação e atividades acadêmicas e metodologias ativas de aprendizagem para o desenvolvimento de competências pessoais e interpessoais, tais como trabalho em equipe, liderança, ética, sustentabilidade, iniciativa e apresentação oral e escrita.

Tais conceitos e ideias foram apresentados pelo professor no Congresso Brasileiro de Ensino em Engenharia – COBENGE 2016. A grande comunidade acadêmica presente no evento, entre universidades públicas e privadas, considerou as ideias abordadas uma evolução para o ensino da Engenharia. Neste mesmo Congresso, estava o Prof. Paulo Barone, Secretário de Educação Superior do Ministério da Educação – SESu/MEC, que comentou sobre a importância da integração de teoria e competências na formação do Engenheiro, visando um profissional empreendedor e inovador.

O Prof. André Rezende, que já acumulava excelentes experiências acadêmicas em seu currículo, considerou o COBENGE 2016 decisivo para o convite do Ministério da Educação. Segundo ele, o convite é o reconhecimento de um trabalho contínuo para melhoria do ensino e aprendizagem com métodos inovadores e que a UNISUAM teve papel fundamental nessa conquista. Ele reconhece, ainda, que a realização do Pós-Doutorado na Suécia foi resultado do processo de aperfeiçoamento docente da Instituição, fornecendo suporte e condições para um curso de alto nível nas cidades de Linköping e Estocolmo.

“A UNISUAM acreditou no trabalho realizado e o resultado dessa confiança foi o convite do INEP/MEC. Essa indicação mostra que estou no caminho certo”, declara ele.

André Rezende é Professor Adjunto nos cursos de Graduação em Ciência da Computação, Engenharia Mecânica, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia de Petróleo e no Programa de Mestrado em Desenvolvimento Local UNISUAM.





Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nenhum comentário