Docente e Pesquisadora do EAD UNISUAM lança livro na XV Semana de Pesquisa, Extensão, Pós-Graduação e Inovação


Imagem do Post

 

 

A Docente e Pesquisadora do EAD UNISUAM, Profª Ana Lúcia Guimarães, lança, dia 19/10, às 18h30, no Auditório Amarina Motta, na Unidade Bonsucesso, o livro Aprendizagem Colaborativa e Redes Sociais: experiências inovadoras.

 

 

De acordo com a autora, o livro foi uma iniciativa para compartilhar com colegas docentes um pouco de aprendizado sobre ideias, conceitos e aplicações sobre metodologias ativas e, mais especificamente, o uso das redes sociais para favorecer a aprendizagem significativa e colaborativa.

 

 

“Por meio do livro eu procuro ensinar também como utilizei a rede de relacionamento Facebook, com a criação de páginas e grupos educacionais, para dinamizar aulas na Educação Superior e favorecer a aprendizagem”, ressalta ela.

 

 

Segundo a professora, os estudos e pesquisas que originaram o livro iniciaram-se no ano de 2014 por conta do incentivo dado pela Instituição aos docentes, via formação continuada, para repensarem as suas estratégias e maneiras de transmitirem os seus aprendizados em sala de aula.

 

 

“Neste momento também, como Doutora em Ciências Humanas, concentração em Antropologia, e com minha Graduação em Ciências Sociais, estava lecionando a disciplina de Ciência Política para alunos da Graduação, cujas as turmas eram mistas, pois a disciplina era obrigatória e reunia alunos dos cursos de Turismo, Ciências Contábeis, Administração, Direito e Serviço Social. Era um grande desafio falar dos conceitos de Estado, poder, clássicos da política e sociedade e suas legislações. E mais: os alunos não gostam de fazer disciplinas muito teóricas e que também não são diretamente parte integrante da grade do curso que escolheram. Nesse caso, nós, professores, precisamos pensar e adentrar às Metodologias Ativas para promover a produtividade acadêmica e o que chamamos hoje de aprendizagem significativa”, explica ela.

 

 

O livro é um recorte destas reflexões, sentimentos e experiências compartilhados pela autora, sabendo que é possível construir o novo. É possível se refazer em cada forma de ensinar e de fazer o outro entender.

 

 

O lançamento do livro é parte integrante da programação da XV Semana de Pesquisa, Extensão, Pós-Graduação e Inovação UNISUAM, que acontece entre os dias 17 e 19/10, nas Unidades Bonsucesso e Campo Grande. O evento, que reúne, pesquisadores, professores e alunos da UNISUAM e, também, pesquisadores de outras instituições, tem como intuito discutir sobre concepções e metodologias criativas que possibilitem desenvolvimento cognitivo e inovação, bem como a perspectiva interdisciplinar aplicada a este contexto.

 

 

(Leia mais: XV Semana de Pesquisa, Extensão e Inovação da UNISUAM)

 

 

É possível adquirir o exemplar em livrarias, pelo valor de R$44, ou com a própria autora no dia do lançamento, pelo valor de R$35. O pagamento poderá ser realizado via cartão de crédito/débito.

 

 

 

Ana Lucia Guimarães

 

Doutora em Antropologia pela UFRJ, Mestre em Sociologia e em Ciências Sociais pela UFRJ e UERJ, respectivamente, Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais pela UFRJ.

 

Especialista em Inovação e Tecnologias na Educação pela ANHEMBI-MORUMBI, Docência Online pela UNISUAM, Empreendedorismo pela BABSON COLLEGE, Planejamento, Gestão e Implementação de EAD pela UFF.

 

Atua como Docente e Pesquisadora EAD UNISUAM, DESUP FAETEC RJ, Líder do GEPEAD CNPq UNISUAM e Diretora do SINPRO-RIO. Associada da Associação Brasileira de Educação à Distância – ABED e Associação Brasileira de Antropologia – ABA.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 





Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Nenhum comentário