Docente do curso de Gastronomia UNISUAM ministra palestra no Conselho Regional de Nutricionistas – 4ª Região


Imagem do Post

Na última quarta-feira, 21/02, o Prof. Me. Ugo T. Werneck Vianna, docente do curso de Gastronomia UNISUAM, ministrou, no Conselho Regional de Nutricionistas – 4ª Região, uma palestra que teve como tema “Veganismo: abolição animal, sustentabilidade e saúde”.

A atividade, na qual foram abordados assuntos como abolição animal e veganismo, alimentação escolar, políticas públicas, promoção da saúde, sustentabilidade, desempenho escolar, soberania e segurança alimentar e do alimento, programas sociais e cidadania, teve como intuito divulgar o curso de Capacitação em Gastronomia Vegana do Pra Quem Faz, plataforma de cursos livres da UNISUAM, bem como propagar a proposta de política pública contida no livro “Programa de Alimentação Vegana nas Escolas Públicas (2016, ISBN:978-85-921660-0-7)”, de autoria do docente, e a petição online que sustenta posição cidadã favorável.

O evento discutiu, ainda, os paradigmas alimentares veganos como retorno à dieta adequada à saúde do homem e dos ecossistemas; os resultados alcançados no Brasil e no exterior pelas escolas que adotaram a dieta vegana como modelo alimentar fundamental; o conteúdo do livro, que explica os trâmites para a implantação do Programa de Alimentação Vegana nas Escolas Públicas (PAVEP) via Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE/MEC/FNDE);  as mazelas ambientais e à saúde causadas pela alimentação onívora e industrial, assim como os seus fatores de risco e epigenéticos; artigos científicos, acadêmicos e documentários pertinentes; libertação animal e a ética abolicionista que fundamentam as premissas do vegetarianismo ético (veganismo) permeadas não somente pela dieta vegetariana estrita, mas pelo consumo consciente e escolhas cotidianas pautadas na empatia e direitos iguais aos seres sencientes.

Leia o livro na íntegra.

Acesso à petição.

 

Curso de Capacitação em Gastronomia Vegana

Com início em 10/03, o curso de Capacitação em Gastronomia Vegana do Pra Quem Faz, arquitetado com todo primor, fornece suporte e embasamento teórico-prático por meio de profissionais de vanguarda, firmemente ancorados no vegetarianismo ético, ambientalismo, naturalismo, agroecologia, consumo consciente e coerência ao veganismo, com lastro reconhecido em suas atividades.

O conteúdo programático é elaborado de forma a propiciar aos alunos a vivência e a sabedoria da filosofia vegana conciliada à gastronomia de nível elevado. As primeiras disciplinas trarão a compreensão sobre o veganismo de uma forma geral, trazendo a sua história, motivações e aspirações, bem como praticá-lo. Será explicado, ainda, como conhecer os selos e os rótulos de produtos, assim como também empresas, sites, restaurantes, chefs, livros, filmes, além de abordar conhecimentos, tais como a relação com a agroecologia, o uso integral dos alimentos e meios de comunicação especializados e como fazer da dieta vegetariana estrita um meio nutricional para a longevidade, vida plena e sadia sem abjurar dos prazeres da mesa.

A concretização dessa imersão se dará por meio do projeto final feito pelos próprios alunos, sob orientação dos docentes, que serão estimulados a trabalhar no desenvolvimento de produtos destinados à comercialização como empresário do próprio negócio, em restaurantes do nicho vegano e da alimentação social, assim como personal chef.

Faça já a sua inscrição!

 

 

Ugo Teixeira Werneck Vianna (Projeto e Coordenação)

Coordenador do Curso de Capacitação em Gastronomia Vegana (Extensão), Pesquisador, Projeto de Extensão da Horta Agroecológica da UNISUAM/BS, Mestre em Desenvolvimento Local pelo Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM, 2015), Pós-Graduado em Planejamento e Gestão de Restaurantes com extensão em Didática do Ensino Superior pela Universidade Estácio de Sá (2008), Graduado pelo Curso Superior em Gastronomia e Culinária (2002) e Curso Superior de Produção e Marketing Cultural pela Universidade Estácio de Sá (2000). Atuou como chef, consultor gastronômico (conceito, estratégia, gestão, food design) e empresário (Ex-Gourmet Factory, atual Vegan Factory), é Professor do Curso Superior em Gastronomia da UNISUAM (desde 2012) e conteudista das disciplinas de Ecogastronomia e Técnicas em Preparos de Vegetais, tendo lecionado em outras IES’s de 2009 a 2016. Autor do livro: Programa de Alimentação Vegana nas Escolas Públicas: um manual para saúde brasileira (2016), ISBN: 978-85-921660-0-7. Protetor voluntário e independente, Defensor e Ativista pelo Veganismo, Causa Animal e Ambiental.

 

 

 





Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Nenhum comentário