Dívida Pública: Realidade ou Mito?


Dívida Pública: Realidade ou Mito?

logo-DCE-UNISUAM-curvas

Nesta última quinta-feira, 25 de outubro, o DCE realizou um debate com o tema “Dívida Pública: Realidade ou Mito?”, no Auditório Prof. Arapuan Medeiros da Motta, às 19h. Para o evento foram convidados Jacques D’ornellas, ex-deputado e relator da CPI da Dívida Pública na Câmara, e Paulo Lindsey, membro do Núcleo de Auditoria da Dívida –  RJ. Eles esclareceram o que é dívida pública e como ela afeta a vida dos cidadãos brasileiros.

Apesar da quantidade de impostos cobrados e do valor recorde arrecadado pelo governo, algumas vezes é necessária a solicitação de empréstimo para instituições privadas e bancos internacionais de investimento, como o Banco Internacional do Desenvolvimento – BID e o Fundo Monetário Internacional – FMI. O valor do empréstimo pode ser usado para a gestão financeira ou para a cobertura de gastos não cobertos com o valor arrecadado pelos impostos.

O debate foi de grande importância para alunos de todos os cursos, pois a forma como o governo investe e, principalmente, gasta o dinheiro público afeta a todos, tanto na vida pessoal quanto no mercado de trabalho, seja nas áreas da Saúde, Educação, Comunicação, empresas e instituições privadas, públicas, nacionais e estrangeiras.

O governo disponibiliza no site do Tesouro Nacional a prestação de contas, com as tabelas e o relatório da dívida pública de todos os meses, desde o ano 2000. Basta clicar no link para conferir. http://www.stn.fazenda.gov.br/hp/relatorios_divida_publica.asp





Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nenhum comentário