Dissertações do Mestrado em Ciências da Reabilitação UNISUAM são apresentadas com louvor


Dissertações do Mestrado em Ciências da Reabilitação UNISUAM são apresentadas com louvor

Investir em um curso de Mestrado é empreender, qualificar a si mesmo e garantir uma colocação melhor no mercado de trabalho.

O Mestrado em Ciências da Reabilitação UNISUAM, único no Rio de Janeiro, reconhecido pelo MEC desde 2009 e recomendado pela CAPES como excelente, acaba de formar mais dois profissionais altamente capacitados e qualificados por um corpo docente especializado, composto por profissionais que são referência na área de Reabilitação.

No dia 29/06, os mestrandos Natália Alves de Oliveira Saraiva e André Michalski apresentaram as suas dissertações para a banca composta pelo Prof. Dr. em Ciências, Fernando Silva Guimarães; Prof. Dr. em Engenharia Médica, Arthur de Sá Ferreira; Prof. Dr. em Ciências Médicas, Agnaldo José Lopes; e pelo pesquisador de áreas ligadas à Fisioterapia Cardiorrespiratória e Terapia Intensiva, Prof. Dr. Sérgio Luiz Chermont – UFF; e alcançaram, com excelente desempenho, a aprovação para o título de Mestres Acadêmicos.

Natália, 29 anos, que defendeu a pesquisa “Avaliação da somática de pacientes com doenças pulmonares obstrutiva crônica durante o teste de caminhada por seis minutos”, orientada pelo Prof. Dr. Fernando Guimarães, ressalta que a escolha por esse tema se deu por conta do fato de que, apesar do teste de caminhada de seis minutos ser bastante abordado na literatura, pouco se sabe sobre as análises de marcha do corpo inteiro desses indivíduos, tanto de pessoas saudáveis, quanto de portadores de doenças pulmonares obstrutivas crônica.

download (9)

Ela conta que ficou imensamente feliz com o resultado e garante que todo seu esforço valeu a pena. Natália lembra que, para aprender a manusear todos aqueles equipamentos de última geração que a UNISUAM disponibiliza, foram necessários três meses de aprendizado, dedicação e muita responsabilidade. Durante as pesquisas, ela se recorda, ainda, que chegava bem cedo à faculdade e aproveitava ao máximo para ajudar na conclusão do tema escolhido.

“Minha expectativa a partir de agora está voltada para o envio de currículos para, enfim, poder exercer a função de Professora do Nível Superior, além de aproveitar o tempinho para descansar e, em seguida, ingressar no Doutorado”, relata a mais nova Mestre em Ciências da Reabilitação, Natália Saraiva.

A pesquisa “Modelos preditivos de qualidade de vida, capacidade funcional e fadiga geral em indivíduos com acromegalia”, apresentada pelo Fisioterapeuta André Michalski, 29 anos, também orientada pelo Prof. Dr. Fernando Guimarães, tem como foco a avaliação funcional em reabilitação que, segundo Michalski, permite um estudo científico das avaliações utilizadas na prática profissional.

download (7)

De acordo com ele, o Mestrado em Ciências da Reabilitação UNISUAM possui conteúdos teóricos e práticos que contribuíram muito para o seu crescimento profissional. Todo o corpo docente e a estrutura física da Instituição também foram pontos positivos destacados pelo Fisioterapeuta. O jovem ressalta, ainda, que, durante todo o processo de formação, foi surpreendido positivamente com a participação de diferentes docentes nos trabalhos, gerando um aumento significativo na qualidade dos projetos.

Além de familiares e amigos, os mestrandos contaram com a presença de alunos do Doutorado em Ciências da Reabilitação e também de discentes de algumas Graduações da Instituição como espectadores. Tatiana Rafaela, estudante do Doutorado em Ciências da Reabilitação UNISUAM, era um deles e estava concentrada nas explicações dos mestrandos.
“Concluí aqui a minha Graduação de Fisioterapia e, logo após, o Mestrado em Ciências da Reabilitação. Sou muito grata e satisfeita por fazer parte da UNISUAM, pois a Instituição tem total preparo e infraestrutura para oferecer um ensino de qualidade. O aluno tem contato com profissionais excepcionais e laboratórios muito bem equipados, o que permite um acompanhamento minucioso do caso de cada paciente, tratando-o com a máxima atenção do início ao fim do tratamento e do projeto”, destaca Tatiana Rafaela com orgulho.

download (10)

Sentada na última fileira do auditório e prestando bastante atenção nas dissertações, estava também Simone Nascimento, aluna do 9º período do curso de Farmácia, que resolveu assistir algumas defesas de Mestrado com o propósito de ampliar ainda mais seus conhecimentos e de despertar seu interesse para o futuro.

De acordo com ela, durante a sua jornada nas bancas, conseguiu perceber o grande esforço e entusiasmos dos mestrandos, o que eles mostram de aprendizado e, ao mesmo tempo, como eles ajudam indiretamente na soma do conhecimento de outros estudantes. Para ela, essas ocasiões abrem um leque de interessantes informações e, com isso, a futura Farmacêutica aprende novos assuntos, que servem como incentivo na escolha de uma especialização e no desejo de ingressar no Mestrado da UNISUAM futuramente.

Venha fazer Mestrado na UNISUAM! Mais informações, acesse o site ou ligue para (21) 3882 9797.





Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nenhum comentário