Curso de Psicologia UNISUAM realiza I Jornada de Terapias Cognitivo-Comportamentais


Imagem do Post

O curso de Psicologia UNISUAM realizou, dia 31/10, a I Jornada de Terapias Cognitivo-Comportamentais, que teve como objetivo ampliar o campo de conhecimento sobre as práticas das terapias cognitivo-comportamentais contemporâneas para os alunos e egressos do curso.

 

Com quase 300 participantes inscritos, a palestra de abertura, que teve como tema “Estamos em (re)construção: o refazer permanente da Terapia Cognitiva”, foi realizada pelo Psicólogo Marco Aurelio Mendes, membro da Diretoria da Associação de Terapias Cognitivas do Rio de Janeiro – ATC-Rio, que trouxe com brilhantismo um panorama geral da trajetória das TCCs, desde o seu desenvolvimento até os dias de hoje.

 

 

O evento contou, ainda, com a participação da Psicóloga Angélica Borba com a palestra “Atitude mindfulness como aliada à Terapia Cognitivo-Comportamental na tomada de decisões”. Durante a palestra, foi feita uma vivência com os participantes a fim de ilustrar a importância de colocarmos nossa atenção intencional naquilo que é importante no presente momento.

 

Na sequência, a Psicóloga Marseylle Assis Brasil promoveu um workshop por meio do qual os participantes puderam experienciar uma prática do grupo de habilidades na Terapia Dialética Comportamental – DBT, destacando a importância da regulação emocional para os pacientes e terapeutas.

 

“Terapia de Esquemas – Integrando abordagens em benefício do paciente” foi o assunto discutido pela Psicóloga Carla Bonazza, que trouxe uma visão geral do funcionamento da Terapia de Esquemas e a importância desse estilo de terapia para pacientes que apresentam transtornos de personalidade.

 

O encerramento do evento ficou por conta da Psicóloga Caroline Gonzalez, que falou sobre “Prática Clínica da Terapia Comportamental Dialética – DBT na infância e adolescência”, compartilhando a sua experiência no tratamento complexo, feito em diversos eixos, para pacientes com comportamentos autolesivos, no manejo de emoções intensas, entre outras contribuições.

 

 

Compondo a programação do evento, além da apresentação de banners produzidos pelos alunos, teve também a premiação do melhor trabalho relacionado à Terapia Cognitivo-Comportamental, que concedeu às alunas ganhadoras, Aline Rodrigues, Kenia Uckermann e Jussara Bezerra, a última versão do DSM-5.

 

 

 

Psicologia UNISUAM

 

O curso de Psicologia UNISUAM, nota 5 pelo MEC, conceito máximo, pratica um Ensino técnico-prático que desenvolve o posicionamento investigativo e questionador em seus alunos, tornando-se um ambiente fértil para a construção de saberes e para a absorção de experiências do cotidiano de um profissional da área.

 

Durante o curso, o aluno é estimulado a confrontar conceitos teóricos e técnicos desenvolvidos durante as aulas, de forma que o conhecimento seja construído a partir de uma vivência com o meio externo, transcendendo, assim, a sala de aula.

 

As linhas de pesquisas desenvolvidas com minorias e em grupos sensíveis da sociedade são fontes de aprimoramento de conhecimentos e desenvolvimento pessoal, bem como fontes de propostas de intervenções que melhorem as condições do sofrimento psíquico das pessoas.

 

Com grande conhecimento técnico adquirido pela atuação nos diversos programas de melhoria da saúde física e mental oferecidos a pacientes da comunidade local em que estamos situados, os Psicólogos formados pela UNISUAM ganham destaque em sua atuação profissional em diferentes âmbitos que demandem competências como análise, avaliação, investigação, prevenção e intervenção em processos psicológicos, sociais e na promoção de soluções que privilegiem a adoção de estratégias inovadoras para o enfrentamento dos conflitos humanos e sociais.

 

Conheça o curso de Psicologia UNISUAM.

 





Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Nenhum comentário