Curso de Nutrição encerra o ano com a 11ª edição do Seminário de Nutrição UNISUAM


Curso de Nutrição encerra o ano com a 11ª edição do Seminário de Nutrição UNISUAM

Sem título-3

Para fechar o calendário acadêmico em grande estilo, o curso de Nutrição realizará, no dia 07 de dezembro, a sua 11ª edição do tradicional Seminário Acadêmico de Nutrição UNISUAM, a partir das 8h30, no Auditório Sylvia Bisaggio (antigo Auditório UNISUAM), na Unidade Bonsucesso.

O evento, que acontecerá ao longo do dia, terá como tema “Alimentação Coletiva: Estratégias de Promoção à Saúde e Sustentabilidade”, e contará com atividades que vão desde palestras até apresentação de trabalhos dos alunos. Dentre as palestras, os participantes poderão debater mais sobre gastronomia hospitalar, o papel do nutricionista na produção de refeições sustentáveis, azeites: aspectos sensoriais e aplicação na cozinha e promoção da alimentação adequada e saudável: experiências e ações no município de Duque de Caxias.

A inscrição no evento é gratuita e pode ser feita pelo seu Ambiente do Aluno ou clicando aqui.

 

Confira abaixo a programação completa do evento:

 

8h30 – Recepção

 

8h35 – Abertura

Profª Drª Fabiane Toste Cardoso

Coordenadora do curso de Nutrição UNISUAM

 

9h às 9h20 – Conferência de Abertura

“Alimentação Coletiva: Estratégicas de Promoção à Saúde e Sustentabilidade” – Profª Manuela

 

9h20 às 10h

Gastronomia Hospitalar

Drª Fernanda Vaz – Nutricionista graduada pela UNIRIO. Especialista em Nutrição Clínica pela UFRJ e ASBRAN, Especialista em Nutrição Clínica Funcional pela CVPE/Unicsul. Coordenadora da empresa Nutclinic de Tratamento.

 

 

10h às 10h40

O Papel do Nutricionista na Produção de Refeições Sustentáveis

Profª MSc. Luciléia Colares – Nutricionista graduada pela Universidade Federal do Pará (1983); Mestre em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994) e Doutora em Ciências, na área de Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (2005). Atualmente, é Professora Associada do Instituto de Nutrição Josué de Castro da Universidade Federal do Rio de Janeiro, atuando na área de Alimentação Coletiva e Coordena o Grupo de Pesquisa e Extensão em Sustentabilidade na Produção de Refeições (LASUPRE)

 

10h40 às 11h30

Azeites: Aspectos Sensoriais e Aplicação na Cozinha

Prof. Marcelo Scofano – Tecnólogo em Gastronomia e Culinária pela Universidade Estácio de Sá – RJ, Pós-Graduado em Sistema de Gestão Integrado pela FATEC/SENAC RJ. É Azeitólogo, com experiência em análise sensorial de azeites desde 2009 e Master em Elaiotecnia no IFAPA – Instituto de Investigación y Formación Agraria y Pesquera de Jaén e Cabra (Andaluzia/Espanha), em 2013. Colaborador responsável pela seleção de receitas do livro “UM FIO DE AZEITE”, de Rosa Nepomuceno, publicado pela Casa da Palavra e Editora SENAC, em 2009. Atualmente, é Ecochef do Instituto Maniva, Docente em Gastronomia, Pesquisador e Especialista em Azeites do SENAC RJ. Como empreendedor, é Sócio-Proprietário da empresa ESTILO GOURMET – Saber Culinário.

 

11h30 -12h

Promoção da Alimentação Adequada e Saudável: Experiências e Ações no Município de Duque de Caxias

Drª Juliana P. Casemiro – Graduada em Nutrição pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Mestrado em Ciências Sociais da Saúde pela Escola Nacional Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz -ENSP/ Fiocruz, Sanitarista pela ENSP/ Fiocruz, Doutorado em Educação em Ciências e Saúde pelo Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro -NUTES/UFRJ. Ex-Conselheira do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado do Rio de Janeiro e Coordenadora de Projetos do Departamento Geral de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Duque de Caxias. Atualmente, é Pesquisadora do Instituto de Nutrição Josué de Castro, da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Secretária Executiva do Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional.

Regina Mª de Vasconcellos Carvalhaes de Oliveira – Coordenadora – Graduada em Nutrição pela Federação Escolas Federais Isoladas do Estado do Rio de Janeiro-FEFIERJ (atual UNIRIO), Pós-Graduada em Administração de Unidades de Alimentação e Nutrição, em Docência de Ensino Superior e em Nutrição Aplicada à Gastronomia. Foi Conselheira do Conselho Regional de Nutricionistas, da 4ª Região – CRN4, do Conselho Federal de Nutricionistas – CFN, dos Conselhos de Segurança Alimentar e Nutricional do Município de Duque de Caxias (Vice-Presidente), do Estadual – CONSEA/RJ (Presidente) e do Nacional – CONSEA nacional. Atuou nas áreas de Nutrição Clínica Hospitalar, Alimentação Coletiva, Saúde Coletiva e Políticas Públicas, Desnutrição Materno-Infantil e de Educação Alimentar e Alimentação Escolar. No município de Duque de Caxias, em seus 25 anos de atuação, esteve como Coordenadora da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (2000-2006), Coordenadora do Mutirão Contra Desnutrição Materno-Infantil e pelo direito à Infância de Duque de Caxias (2001 até 2012) e finalizou sua trajetória profissional como Diretora do Departamento Geral de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável–DESANS (2009-2012) quando se aposentou. Atualmente, representa o CRN4 no Coletivo de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado do Rio de Janeiro e atua como Voluntária da Associação Brasileira dos Celíacos do Brasil/Rio de Janeiro-ACELBRA/RJ e do Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional-FBSSAN.

 

13h30 às 15h30 – Apresentação oral

Temas livres (10 minutos para cada apresentação)

 

AVALIADORES:

Fernanda Vaz

Kátia Mendes

Susana Ortiz

Gisele Gonçalves

 

16h às 18h – Avaliação dos Banners

Susana Ortiz

Gisele Gonçalves

Manuela Dias

Marcela Maltez

Katia Mendes

Renata Nogueira

Gisele Oliveira

Silvana Camillo

 

18h30 – Premiação dos Melhores Trabalhos

Profª Drª Fabiane Toste Cardoso





Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nenhum comentário