Curso de Gastronomia UNISUAM participa de iniciativa que deixará legado pós olímpico


Curso de Gastronomia UNISUAM participa de iniciativa que deixará legado pós olímpico

refettorio

Diariamente, milhões de pessoas passam fome, enquanto um terço dos alimentos produzidos em todo o mundo são desperdiçados. A UNISUAM, que tem por premissa seu compromisso com a responsabilidade social e busca a constante melhoria e desenvolvimento de nossa sociedade, participa, por meio do seu curso de Gastronomia, do projeto Refettorio Gastromotiva.

A iniciativa, trazida para o Brasil pelos chefs Massimo Bottura (Food for Soul), David Hertz (Gastromotiva) e pela jornalista Ale Forbes, visa contribuir na luta contra o desperdício de alimentos, má nutrição e exclusão social. O Refettorio Gastromotiva funcionará como um restaurante-escola, no qual chefs convidados e jovens talentos da Gastromotiva cozinharão com ingredientes excedentes que seriam descartados, mas que ainda estão bons para o consumo.

Foto: Leo Aversa

Nesta etapa de triagem é que o curso de Gastronomia da UNISUAM entra em ação. A Profª Adriana Leal, Coordenadora do curso, e a Profª Rosangela de Paola, juntamente com 2 alunos voluntários, são responsáveis por receber os alimentos e realizar o pré-preparo.

Com seu lançamento oficial marcado para 09/08, durante os jogos olímpicos, o Refettorio Gastromotiva, que ficará sediado em um terreno cedido pela Prefeitura do Rio, servirá jantares gratuitos para a população em vulnerabilidade social na região da Lapa e, a partir de outubro, almoços para o público em geral com o conceito “pague o almoço e deixe o jantar”. O local funcionará, ainda, como um polo da gastronomia social, no qual serão oferecidas palestras e workshops para estimular uma alimentação saudável.

fachada_gastromotiva_leoaversa-35

Com o apoio de dezenas de organizações e centenas de indivíduos, a expectativa é que a iniciativa seja um legado para a cidade, promovendo dignidade para todos em um espaço cheio de arte, uma vez que o projeto conta com a colaboração de Vik Muniz, responsável pela curadoria artística, dos irmãos Campana e Maneco Quinderé, que se volutariaram para desenvolver cenografia e mobiliário. O projeto é assinado por Gustavo Cedroni da METRO Arquitetos.

 

O curso de Gastronomia UNISUAM, eleito pelo CPC, em 2010, o melhor do estado do Rio de Janeiro, está com inscrições abertas. Inscreva-se no Vest e venha para a UNISUAM!

 

 

 

 

 





Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nenhum comentário