Curso de Farmácia UNISUAM participa do I Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas


Curso de Farmácia UNISUAM participa do I Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas

Após o sucesso da participação do curso de Farmácia UNISUAM no XI Congresso da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar-SBRAFH, o Coordenador do curso, Prof. Francisco Alves Farias Filho, motivou a participação de alunos e professores no I Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas, ocorrido em novembro, no Centro de Convenções do Rafain Palace Hotel, na cidade de Foz do Iguaçu.

 

O evento englobou o 6º Congresso Brasileiro sobre o Uso Racional de Medicamentos, o I Congresso Pan-Americano sobre o Uso Racional de Medicamentos, o I Congresso Latino-Americano de Estudantes de Farmácia, o II Congresso Brasileiro de Farmácia Estética, o II Simpósio Farmacêutico de Nutracêuticos e o III Encontro Nacional de Educadores em Farmácia Clínica.

 

Com o tema “Farmacêutico das Américas: cuidar, inovar e educar”, o evento promoveu, durante 4 dias, capacitação nas diferentes áreas de atuação profissional, com cursos, palestras e diversas atividades técnico-científicas.

 

As professoras Ana Lucia Caldas, Livia Lima Madruga, Mayara Chambela e Riethe Oliveira participaram da atividade juntamente com 6 alunos de Graduação e 3 ex-alunos do curso. De acordo com a Profª Lívia, o evento foi uma boa oportunidade para conhecer os avanços na profissão, debater os benefícios das melhores práticas e a integração de conhecimentos com outros segmentos das Ciências Sociais e da Saúde, bem como discutir a importância do papel do Farmacêutico no sistema de saúde.

 

“O evento também possibilitou o encontro com profissionais atuantes e envolvidos com a implantação e disseminação de um novo modelo de prática profissional”, ressaltou ela.

 

farmacia2

Aluna Emanuelle Castelo apresentando o pôster para o avaliador

 

A participação do curso de Farmácia UNISUAM no Congresso foi importante, principalmente, para os formandos e egressos, que tiveram a oportunidade de conhecer ex-residentes de outros estados e suas experiências bem-sucedidas. “O contato com ex-residentes serviu como incentivo para a participação em Processos Seletivos de Programas de Residência”, disse a ex-aluna Heloa Rodrigues, em uma reunião pós-congresso com os professores.

 

O relato reforça a proposta do Coordenador do curso em relação ao Projeto de Incentivo de Inserção a Programas de Residência na Área de Farmácia, criado este período, uma vez que alunos puderam ver, em um grande congresso, que curso de Farmácia UNISUAM está em consonância com os movimentos de qualificação profissional de todo o país.

 

O corpo discente do curso foi destaque no congresso com a participação de vários alunos apresentando trabalhos na forma de pôster. Para a aluna Emanuelle Castelo, participar do evento foi uma experiência inovadora que agregou conhecimentos referentes a sua área de formação. “Consegui desenvolver novas habilidades, pois além de apresentar aos dois avaliadores da banca, outros participantes do evento se interessaram pelo meu trabalho”, comemora ela.

 

farmacia3

Aluno Samuel Pereira apresentando o pôster par ao avaliador

 

Os futuros Farmacêuticos, participantes de Projetos de Pesquisa e Extensão do Serviço Clínico Farmacêutico, estavam sob a liderança da Profª Lívia Madruga e Ana Caldas. As Professoras Riethe Oliveira e Mayara Chambela também apresentaram pôsteres e orientaram alguns alunos com projetos vinculados ao curso.

 

No total, o curso de Farmácia UNISUAM marcou presença com 15 trabalhos apresentados na forma de pôster, um importante marco para nosso curso. De acordo com o Prof. Francisco Alves, este resultado é exposto com muita alegria e satisfação, pois aos poucos os alunos estão entendendo e ampliando o valor dado a uma hashtag criada há 2 anos, #orgulhofarmaciaunisuam. “Ainda teremos muitos outros motivos para expressar este orgulho, estamos plantando uma semente que ainda precisa ser regada, cuidada e então colheremos bons frutos”, ressalta ele.

 

farmacia4

Professoras Ana Lucia Caldas e Lívia Madruga com a ex-aluna Heloá Torres e o aluno Samuel Pereira 

 

farmacia5

Heloa Rodrigues e Profª Riethe Oliveira na apresentação do trabalho em pôster

 

Outro destaque da participação do curso no evento foi a contribuição das Professoras Ana Lucia Calda e Livia Lima Madruga como avaliadoras de trabalhos na sessão pôster. Ambas destacaram a importância em poder contribuir com os colegas organizadores do evento e com os autores dos trabalhos avaliados.

 

farmacia6

Profª Mayara Chambela na apresentação do trabalho em pôster

 

farmacia7

Profª Ana Caldas avaliando trabalho na sessão pôster

 

“Nossos alunos tiveram contato com novas práticas, conheceram profissionais renomados e foram reconhecidos por colegas Farmacêuticos, que também foram ao congresso da SBRAFH no semestre anterior. Estamos trilhando um caminho e acredito muito no fruto da nossa iniciativa de incentivo à prática clínica por meio da Extensão em nosso Serviço Clínico Farmacêutico. Outro ponto de grande importância é que estamos melhorando a produção científica através dos nossos Projetos de Iniciação Científica, com destaque para parcerias que estamos fortalecendo com outras grandes instituições. O próximo ano é promissor, estou muito feliz em ver esta quantidade de alunos e professores em um congresso deste porte. Para chegarmos com um time deste e 15 trabalhos apresentados tem muita dedicação de alunos, professores e Coordenação. Estamos em busca contínua por melhoria com foco no crescimento e qualidade”, comenta orgulhoso o Prof. Francisco.

 

Os estudantes voltaram mais empolgados pela participação em um evento tão grandioso, no qual estiveram com mais de 4 mil Farmacêuticos do Brasil e da América Latina. Os autores, que não puderam comparecer presencialmente, já estão se preparando para os próximos eventos.





Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nenhum comentário