Curso de Enfermagem UNISUAM promove palestra sobre Alzheimer em dia mundial de conscientização da doença


Imagem do Post

 

O curso de Enfermagem UNISUAM promoveu, dia 21/09, uma palestra sobre Alzheimer para os alunos da UNATI das Zonas Norte e Oeste. A data, instituída Dia Mundial do Alzheimer pela Organização Mundial da Saúde – OMS, tem como objetivo promover a conscientização da população sobre o problema.

 

O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa crônica e a forma mais comum de demência. A doença manifesta-se lentamente e vai se agravando ao longo do tempo. O sintoma inicial mais comum é a perda de memória a curto prazo, com dificuldades em recordar eventos recentes.

 

Os primeiros sintomas são geralmente confundidos com o processo normal de envelhecimento ou manifestações de estresse. À medida que a doença evolui, o quadro de sintomas inclui dificuldades na linguagem, desorientação, perder-se com facilidade, alterações de humor, perda de motivação, desinteresse por cuidar de si próprio, desinteresse por tarefas quotidianas e comportamento agressivo.

 

 

Segundo a OMS, a doença de Alzheimer acomete aproximadamente entre 50 e 60% da população idosa mundial. Com base nesse dado, a atividade teve como intuito conscientizar os idosos da UNATI em relação aos sinais, sintomas, bem como prevenir a doença.

 

 

 

Sobre a UNATI UNISUAM

 

A UNATI UNISUAM, curso-programa vinculado à Extensão Universitária, tem por objetivo propiciar aos idosos instrumentos que os tornem capazes de enfrentar as mudanças físicas e emocionais desta etapa da vida e que são fundamentais para que o indivíduo continue sendo reconhecido como um sujeito autônomo capaz do exercício pleno da cidadania, participando, assim, ativamente da melhoria do processo de maturidade de sua população local.

 

Com Médicos, Enfermeiros, Psicólogos, Fisioterapeutas, Nutricionistas e Assistentes Sociais em sua equipe técnica, a UNATI UNISUAM oferece 10 diferentes atividades divididas entre as suas Unidades: Coral, Leitura e Escrita, Artesanato, Dança Cigana, Atividade Física, Cidadania, Atividades Lúdicas e Recreativas, Espanhol, Exercitando a Memória e Alongamento.

 

A UNATI UNISUAM desenvolve o projeto como um case de sucesso que transforma a vida das pessoas. Segundo a Coordenadora do projeto, Profª Rose Cristina Sobral, a UNATI funciona como uma preparação dos idosos para assumirem o seu processo de envelhecimento, resgatando a autoconfiança e a autoestima por meio de uma formação teórica-prática, visando proporcionar os meios necessários ao exercício da cidadania plena através de atividades socioeducativas, assistenciais, culturais e de lazer.

 

Além das aulas teórico-práticas são realizadas palestras, passeios, festas temáticas, atividades de socialização, dentre outras, proporcionando, assim, uma maior convivência e troca de experiências entre os participantes.

 

 

 

Enfermagem UNISUAM

 

A promoção da saúde, do bem-estar do ser humano e o compromisso social com o indivíduo e com a comunidade são compromissos assumidos no curso de Enfermagem UNISUAM desde o primeiro dia de aula.

 

A formação generalista oferecida pela UNISUAM disponibiliza toda estrutura e conhecimento necessários para que os alunos tenham capacidade de se destacar no mercado, aprofundando o entendimento das transformações no mundo do trabalho, impulsionadas pela revolução tecnológica que se desenvolve no setor da saúde e pela crescente exigência de qualidade, produtividade, resolutividade e competitividade dos serviços de saúde, sejam públicos ou privados.

 

Tudo pensado para promover a formação do Enfermeiro qualificado, no rigor científico e nos princípios éticos. Um profissional capaz de orientar, treinar e comandar equipes de Técnicos e Auxiliares de Enfermagem, além de participar no planejamento e avaliação de programas de saúde.

 

 

Saiba mais sobre o curso de Enfermagem UNISUAM.

 





Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Nenhum comentário