Curso de Arquitetura e Urbanismo UNISUAM promove aula de campo na FIOCRUZ


Imagem do Post

O curso de Arquitetura e Urbanismo UNISUAM promoveu, dia 29/10, a aula de campo “Do Ecletismo ao Modernismo: o patrimônio cultural edificado da Fundação Oswaldo Cruz”.

 

A atividade, que teve como responsáveis a Profª Teresa Cristina e Éric Gallo, docente e monitor do curso, respectivamente, contou com a participação do Arquiteto e Professor Renato Gama-Rosa, do Departamento de Patrimônio Histórico da Casa de Oswaldo Cruz – DPH/COC/FIOCRUZ, que guiou o grupo apresentando um pouco do desenvolvimento territorial do campus FIOCRUZ Manguinhos, bem como a sua contribuição para a história da saúde pública da cidade do Rio de Janeiro.

 

O roteiro teve início na Praça da Ciência, local do sítio arqueológico com vestígios do primeiro complexo de incineração de lixo urbano da cidade do Rio de Janeiro construído no século XIX, e seguiu para a colina do conjunto Eclético do Núcleo Arquitetônico e Histórico de Manguinhos, na Praça Pasteur, local no qual encontram-se as primeiras edificações da instituição – Pavilhão Mourisco (Castelo), Quinino, Pavilhão da Peste (Pavilhão do Relógio), Cavalariça e Casa de Chá, seguindo para o conjunto dos edifícios Modernos, onde foi visitado o Pavilhão Arthur Neiva (Pavilhão de Cursos).

 

 

Este ano, o Pavilhão Mourisco (Castelo da FIOCRUZ), símbolo da instituição, edifício imponente em estilo Neomourisco, idealizado por Oswaldo Cruz e projetado pelo Arquiteto Luiz Moraes Júnior, completa 100 anos de construção. Desde que abrigou os primeiros cientistas, o Castelo tem sido o símbolo máximo da vocação da Fundação Oswaldo Cruz a serviço da vida.

 

 

Além da Biblioteca de Obras Raras, os alunos puderam visitar, de forma atípica, o pavimento de cobertura – que sedia a sala da presidência da instituição e dá acesso às esplêndidas torres – e o subsolo – local de guarda do acervo de bens integrados ao conjunto.

 

Cada um dos edifícios conta um pouco da história da instituição, com diferentes programas arquitetônicos e usos, onde muitos pesquisadores importantes contribuíram, de acordo com a atuação institucional, para a promoção à saúde e desenvolvimento social com a geração e difusão do conhecimento científico e tecnológico, tornando-a como a mais destacada instituição de ciência e tecnologia em saúde da América Latina.

 

 

 

 

Arquitetura e Urbanismo UNISUAM

 

O curso de Arquitetura e Urbanismo UNISUAM oferece disciplinas com caráter multidisciplinar e interdisciplinar, resultando em uma diversificação dos modelos de Ensino. O objetivo é proporcionar aos alunos uma vasta visão de sua formação acadêmica, além de promover a visão empreendedora ao Ensino e, assim, formar profissionais capazes de propor soluções inovadoras por meio da transformação do meio físico em espaços nobres, belos, confortáveis e harmônicos com a natureza.

 

Em parceria com o curso de Engenharia Civil, o curso de Arquitetura e Urbanismo vem desenvolvendo atividades de pesquisa tecnológica através da elaboração de Projetos Finais de Graduação e Iniciação Científica.

 

Saiba mais sobre o curso de Arquitetura e Urbanismo.

 





Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Nenhum comentário