Criatividade e reinvenção nas aulas de Arquitetura e Urbanismo


Criatividade e reinvenção nas aulas de Arquitetura e Urbanismo

Em tempos de COVID-19, uma coisa é verdade: estamos aprendendo a nos reinventar. A criatividade e a adaptação estão sendo fundamentais para enfrentar este momento tão complicado e inédito para todos nós. 

Se as lojas, comércios, mercados e diversos serviços estão precisando encontrar novas formas de fazer o que sempre fizeram, com a faculdade não é diferente. Adaptar as aulas presenciais para continuarem sendo entregues com a qualidade de excelência que prezamos, de forma remota, tem sido um grande desafio para os Professores, que estão atendendo às novas demandas com muito empenho e conseguindo resultados incríveis.


(Leia mais: Coronavírus e as Cidades do Brasil: reflexões durante a pandemia)


Hoje, a gente conta a história da @arquiteta.elienetozetto, Docente do curso de Arquitetura e Urbanismo UNISUAM. Ela leciona a disciplina “Plástica na Arquitetura” para alunos do 1º período e precisou encontrar novas formas de passar o seu conteúdo sem perder a qualidade de suas aulas. 

Sendo a sua disciplina essencialmente para compreender a produção de modelos reduzidos, como desenvolvimento de projetos, estimular a criatividade, a expressão gráfica através de materiais físicos, diversos desafios foram se apresentando e o problema que ela tinha que resolver era orientar algo tão prático de forma remota, questões como compra de material, falta de espaço adequado para fazer maquete e a presença de crianças em casa também sensibilizaram a Professora. 


(Leia mais: Alunos do curso de Arquitetura UNISUAM criam canal virtual de monitoria)


“Conversei com a turma e combinamos em  acrescentar novos elementos para cumprirmos essa missão. Agora, a turma tem promovido debates acerca de filmes e conceitos, a gente tem feito mais pesquisa sobre Arquitetura e tem trazido mais ideias sobre o assunto da nossa aula”, explica ela. 

Para traduzir tudo isso em trabalho, a Professora encontrou uma solução ainda mais criativa. Para tornar o conteúdo acessível a todos, ela utilizou o Google Apresentações como ferramenta de aula. Ensinou a turma a utilizar a ferramenta, deu uma série de aulas sobre processo criativo e trabalhou toda a disciplina dentro do plano visual da tela do computador.


(Leia mais: Arquitetura e Urbanismo UNISUAM é nota 4 no MEC!)


 “Os alunos fizeram análises gráficas de Arquiteturas, usaram o processo criativo que, normalmente, seria cortando e colando papel, mas, dessa vez, aplicaram isso nas pranchas virtuais”, conta a professora. 

A apresentação dos projetos, inclusive, foi um sucesso. Eliene ficou muito satisfeita com o rendimento da turma e com o resultado dos trabalhos.

“Nessa programação visual que os meus alunos entregaram, tinha todo o conteúdo da disciplina, desde o processo criativo, composição de cores, análise da Arquitetura e análise plástica”, destaca ela. 

A Professora ainda reitera que, junto com a turma, conseguiram atingir o que era esperado para a disciplina e, mesmo com o produto final sendo digital, alguns alunos ainda incluíram detalhes feitos à mão, como desenhos e croquis.


(Leia mais: Pia do Bem distribui lavatórios portáteis pela cidade para moradores de rua)


“Eles não ficaram defasados em nada, só o que mudou foi a forma como o trabalho foi entregue. Os alunos estão dando ótimos feedbacks e, apesar do momento atual, estão super empolgados com a matéria”, afirma, orgulhosa, Eliene. 

Confira o resultado dessa experiência inédita realizada pelos alunos do 1º período do curso de Arquitetura e Urbanismo UNISUAM, da disciplina de Maquetes, ministrada pela Profª Eliene Tozetto.






Quer estudar com a gente?


Conheça o curso de Arquitetura e Urbanismo UNISUAM!



Para mais informações, ligue (21) 3882-9797






Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nenhum comentário