Coral UNISUAM comemora 40 anos


Coral UNISUAM comemora 40 anos

coral

Este ano, o Coral UNISUAM comemora 40 anos. Fundado pela Professora Amarina Motta, na década de 70, o coral já foi regido pelo Maestro Silas Sias, Agenor Ribeiro e, desde 2007, é o Maestro Miguel Torres quem comanda as vozes.

Atualmente, o coral é formado por funcionários, ex-alunos e, em sua grande maioria, por alunos da UNISUAM, mas qualquer pessoa que deseje integrar o coral, independente de ter ou não vínculo com a Instituição, é bem recebida. E é devido a essa diversidade que o Maestro Miguel afirma que reger o coral tem sido uma experiência muito legal, pois o trabalho é feito a partir de um grupo bem heterogêneo, em que ele precisa pegar essa diversidade de vozes e transformar em algo homogêneo. Como a maioria não tem nenhuma experiência com música, é preciso começar do zero, com trabalhos de técnica vocal, apresentação de repertório e também, algumas vezes, trabalho de texto, porque algumas músicas são cantadas em outra língua.

Além disso, por estar dentro de uma Instituição de Ensino, Miguel diz que uma de suas missões é tentar passar, dentro de sua área, algum conhecimento musical para eles, ainda que seja pouco, por isso, ele aborda diversos assuntos que englobam o mundo da música, como estilos musicais, tipos de música e seus períodos, tudo para transmitir alguma noção de conhecimento musical.

Ao longo dos seus 40 anos, o coral já fez diversas apresentações. Entre elas a dos 41 anos da UNISUAM, na qual eles conseguiram reunir cerca de 20 músicos e montar uma apresentação de Coro e Orquestra que, segundo o atual Maestro, foi muito marcante e ainda contou com a presença do Prof. Arapuan Medeiros da Motta. No ano passado, eles realizaram um flash mob e foi uma surpresa geral, pois todos aguardavam a formação original do coral e, de repente, os coralistas, espalhados no meio da plateia, começaram a levantar e cantar.

Por ser um ano comemorativo, o coral também vem com uma novidade: a primeira apresentação comemorativa, prevista para o dia 6 de junho, terá como tema trilhas sonoras de filmes.

Para aqueles que se interessaram e desejam fazer parte do Coral da UNISUAM, podem procurar o CCULT e deixar nome e telefone de contato ou procurar diretamente o Maestro Miguel Torres.

 

 

 

 

 

 

 





Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nenhum comentário