Construa um perfil campeão e se destaque no Linkedin


Construa um perfil campeão e se destaque no Linkedin

Você sabia que o Brasil ocupa a 3º posição entre os países mais presentes na rede? Sim! O Linkedin caiu nas graças das empresas e usuários brasileiros e nós vamos te ajudar a construir um perfil campeão para se destacar no mercado.

Maior rede de profissionais do mundo, o LinkedIn conta, hoje, com mais de 600 milhões de usuários e está presente em mais de 200 países, segundo dados de 2019 fornecidos pelo próprio Linkedin.

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A plataforma, criada por Reid Hoffman, em dezembro de 2002, e adquirida pela Microsoft, em 2016, tem se tornado uma ferramenta cada vez mais importante para quem busca uma melhor colocação.

De acordo com um estudo realizado pelo LinkedIn, 31,3% dos brasileiros disseram que não contratariam alguém que não tivesse perfil na rede. Por isso, se você ainda não está lá, está na hora de criar o seu perfil.

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E não basta apenas se inscrever, confira algumas dicas de como explorar o potencial da rede na construção de sua identidade profissional online, ampliar a sua rede de relacionamentos e networking.



Construa um perfil campeão e se destaque no LinkedIn



Construa um perfil campeão

 


Perfis com fotos são 14 vezes mais vistos

Perfil sem foto não é perfil. Selecione uma foto apropriada, mais sóbria e profissional. Afinal de contas, a imagem é a primeira forma de comunicação.


Escolha uma boa imagem de capa

Seguindo a mesma linha de outras redes sociais, como Facebook e Twitter, recentemente o LinkedIn liberou para todos os usuários o uso de imagens de capa, funcionalidade antes habilitada apenas para os usuários Premium e empresas.

Este é mais um artifício visual do qual você pode se aproveitar para transmitir valores que estejam ligados à sua postura como profissional ou algo que tenha relação com você, reforçando a comunicação com os visitantes de seu perfil.

A imagem deve medir 1400×425 pixels e ser menor do que 4mb.



Personalize a url do seu perfil

Compartilhar o seu perfil do LinkedIn em seu currículo ou na sua assinatura do e-mail pode ser um pouco complicado sem uma url amigável. Acesse o painel de edição de perfil e modifique a url destino da sua página para um termo que lembre seu trabalho, marca/empresa ou seu próprio nome. Veja alguns exemplos: br.linkedin.com/in/seunome/ br.linkedin.com/in/suaempresa/ br.linkedin.com/in/suamarca/ br.linkedin.com/in/umamensagemqualquer/



Atualize o seu status regularmente

Fez um novo curso, tirou um certificado ou ganhou um prêmio? Acesse a sua conta e inclua essa nova informação. Não se esqueça de preencher campos como causas, organizações filantrópicas e projetos de voluntariado. As empresas também observam esta parte.

 

Use os recursos audiovisuais para se diferenciar

A ferramenta é especialmente boa para profissões caracterizadas pelo forte impacto e apelo visual, como Arquitetura ou Design.


Defina o seu título profissional

Logo abaixo de seu nome está uma das informações mais importantes do perfil no LinkedIn: o título profissional. Para otimizá-lo da maneira correta, você deve incluir a sua função (palavra-chave) e a empresa em que você trabalha.

Seu título é um dos principais responsáveis por atrair visitantes e fazer com que eles continuem lendo o seu perfil.


Capriche ao preencher a sua experiência profissional

Ao preencher o campo com a sua experiência profissional, o coração do seu perfil, não meça esforços para torná-lo o mais completo possível. Além de incluir as datas específicas sobre o período que você trabalhou em cada empresa, liste detalhadamente todas as atividades desenvolvidas no cargo.

A riqueza dos detalhes neste ponto pode ser o diferencial para um possível avaliador, head hunter ou até mesmo para um profissional da área em busca de novas conexões para fazer networking.


(Leia mais: Como ter um currículo campeão)



Liste todos os seus principais pontos fortes

Se você foi líder de equipe, liste a liderança como competência para que as suas conexões possam endossar as suas habilidades.



Siga empresas e faça parte de grupos

Para manter-se ativo no LinkedIn é imprescindível fazer parte de grupos sobre assuntos que sejam pertinentes à sua atuação. Participe de discussões construtivas sobre assuntos que você conheça. Este tipo de conversa te auxiliará a ganhar visibilidade posicionando-se perante outros profissionais da área. Mas, é importante lembrar de não se envolver em discussões desnecessárias, pois elas são públicas e você estará sendo julgado pelos outros membros do grupo.

Outra dica para ficar atualizado no que acontece no mercado é seguir o perfil de algumas empresas que sejam referência em seu segmento.

 


Customize os convites para novas conexões

Adicionar pessoas que trabalhem na mesma área que você é uma ótima maneira de fazer networking.

Mas, lembre-se: quando for solicitar uma nova conexão, certifique-se de se apresentar devidamente e deixar claro porque você deseja fazer parte da rede de contatos da pessoa.



Interaja com suas conexões

Mandar parabéns por um novo emprego, por exemplo, faz parte da manutenção de um relacionamento.



(Leia mais: Os 5 principais erros do currículo)



Escreva artigos

O LinkedIn possui uma funcionalidade que permite aos usuários escreverem publicações longas. Escolha um bom assunto para discorrer e escrever artigos. Isso atrai seguidores e ajuda a montar um networking forte na rede.

A melhor forma de interagir é trabalhar em um conteúdo interessante para quem o segue. Isso pode ser uma referência para a sua rede.



Não cometa erros de português

Tenha bastante cuidado com todo o conteúdo que você incluir em seu perfil. Certifique-se de que não existem erros de digitação, concordância e de português em nenhuma das áreas nas quais você especifica a sua experiência ou em seu resumo pessoal.

Assim como em qualquer outro momento de sua vida profissional, erros de português serão prejudiciais para a sua imagem.



Tenha cartas de recomendação em seu perfil

As recomendações são uma parte importante do processo de contratação, elas são uma característica-chave de seu perfil no LinkedIn.



Não minta

Esta é a dica mais importante para que seu perfil do LinkedIn seja imbatível: não minta, nunca!




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Luana Medeiros

Por

Analista de Comunicação e MKT/Jornalista/Revisora - Especialista em produção de conteúdo com foco em alta performance

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