Conhecimento e Educação como ferramentas para a transformação social


Conhecimento e Educação como ferramentas para a transformação social

Jéssica Mendonça, agora Psicóloga formada pela UNISUAM, viralizou nas redes sociais na última semana. 

A sua história comoveu muita gente. Após perder o emprego faltando apenas 1 ano e meio para terminar a faculdade, ela se viu em uma situação difícil, na qual precisava encontrar uma nova forma para arcar com os custos da mensalidade. 

“Precisei me reinventar, eu repetia para mim mesma, passei seis anos da minha vida trabalhando como encarregada de vendas, agora era hora de trabalhar pra mim, vender meu próprio produto”, afirma ela. 

Com esse pensamento, Jéssica resolveu vender trufas pelos trens do Rio de Janeiro.

 “Foi um início bem difícil, porém precisei tomar essa ação para permanecer no curso e seguir em busca do meu sonho”, conta ela.

👉 Graduação: que diferença isso faz na minha vida?


Desde muito nova, Jéssica já sabia que queria ser Psicóloga, pois pensava em trabalhar com pessoas e contribuir com o desenvolvimento de suas vidas. 

“Eu não podia desistir, a minha formação representa a mudança de uma história de vida, representa tudo aquilo que sonhei durante anos e, acima de tudo, representa romper com um sistema que trabalha arduamente para que pessoas negras e periféricas, como eu, possam desistir de ter acesso a determinados lugares que por anos estão sendo negados”, enfatiza ela.

Hoje, formada, ela explica que apesar das dificuldades que enfrentou, a experiência trouxe ainda mais força para continuar em busca de seus ideais.

“Quero, através da Psicologia, trabalhar para que outros jovens possam ter acesso a oportunidades e que saibam que existe uma vida fora dos morros e das periferias. Quero que as pessoas saibam que são capazes e que, com muito trabalho, podemos furar barreiras e perfurar o sistema. O conhecimento pode mudar a história de uma família”, ressalta ela.



Jéssica precisou batalhar muito para alcançar o seu sonho, porém, também reconhece a importância de quem sempre esteve ao seu lado.

“Nada disso seria possível se não tivesse pessoas que acreditassem em mim. A minha tia Silvana foi a primeira pessoa a me apoiar quando eu disse que iria vender trufas, mas muitas pessoas duvidaram que daria certo também. Hoje, o meu sentimento é de eterna gratidão por todo o apoio que recebi e por todas as palavras de incentivo que ouvi dentro e fora do trem”, declara ela.

A Psicóloga sabe o valor do estudo e da educação para a transformação social e quer levar essa mensagem para outras pessoas.

“Temos que seguir apesar das dificuldades e investir naquilo que não podem tirar de nós, que é o conhecimento”, aconselha ela.

👉 UNISUAM diz sim à igualdade racial


Agora, Jéssica já começa a batalhar pelo seu futuro. Além de Psicóloga, Jéssica também se descobriu uma ótima empreendedora e não pretende abandonar o seu negócio de doces.

“Com a pandemia, precisei reinventar o meu modo de vender e agora estou trabalhando com bolos e doces por encomenda”, avisa ela. 

Caso queira conhecer mais do trabalho da Jéssica, pode mandar uma mensagem pra ela no instagram: @jessymendonca_.

Pelo reconhecimento de todo o seu esforço e agradecimento por não ter desistido, a jovem foi premiada com uma bolsa integral de Pós-Graduação na UNISUAM.

“Fiquei muito feliz e emocionada porque sei o quanto uma Pós é fundamental para a minha formação. A Graduação é apenas o início, quero ter acesso a todos os lugares possíveis para o meu crescimento profissional e a Pós, sem dúvidas, é um sonho a ser realizado. Quero seguir estudando e voar cada vez mais alto”, revela ela, empolgada.



E, pra finalizar, Jéssica deixa um recado:

Temos que ser a mudança, faça você a diferença em sua vida! Não espere o dia que sobrar dinheiro para fazer a sua matrícula na universidade. Tenha fé, tenha ação e, o principal, acredite que é possível. E quando chegar lá, lembre-se de tantos jovens que estão à espera de uma oportunidade, leve o seu conhecimento àqueles que não tem e não tiveram o mínimo que talvez você teve para acessar o conhecimento. Acredito que assim poderemos ter uma sociedade mais justa e com equidade.



Quer estudar com a gente? Vem ser UNISUAM e esteja pronto para o mercado!

MATRÍCULAS ABERTAS



Conheça o curso de Psicologia UNISUAM!

Para mais informações, ligue (21) 3882-9797





Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nenhum comentário