Completando 40 anos, Comunicação Social UNISUAM promove semana de comemoração


Completando 40 anos, Comunicação Social UNISUAM promove semana de comemoração

jean_coordenadores

Esta semana, o curso de Comunicação Social da UNISUAM completou 40 anos e, entre os dias 7 e 10 de abril, foram realizadas diversas atividades comandadas por grandes nomes da área de Comunicação.

reitor

Abrindo a primeira noite de comemoração pelas 4 décadas do curso, Prof. Arapuan Netto, Reitor, parabenizou aos coordenadores, falou da importância e do orgulho que é comemorar 40 anos de um curso que forma profissionais que contribuirão para a história de nosso país e ressaltou, ainda, momentos relevantes ao longo desses anos para o curso, como a inauguração do Núcleo Hans Donner.

leitura_texto

Na sequência, os alunos Anderson, Vanessa e Cléber fizeram a leitura de um texto em homenagem à filha de Santiago, Vanessa Andrade, e ao filho de Tim Lopes, Bruno Quintella. Ao receber a placa de homenagem, Vanessa, emocionada, diz não ter raiva dos jovens que arremessaram o rojão e que também não devemos ter, mas que eles devem, sim, ser responsabilizados. Bruno recebeu a placa de homenagem das mãos do Prof. Alexandre Ferreira, que ministra as disciplinas de Produção de Áudio e Radiojornalismo na Instituição e foi companheiro de profissão de Tim Lopes.

Após a exibição do documentário “Histórias de Arcanjo”, dirigido por Bruno Quintella, o bolo em comemoração aos 40 anos do curso de Comunicação Social encerrou a primeira etapa da festividade.

homenagem_vanessa_bruno

Na terça-feira, 8 de abril, as comemorações continuaram movimentando a Unidade Bonsucesso com grandes palestras. Pela manhã, em evento mediado pela Profª Claudia Val, ocorreram as falas de Anderson França, fundador da Dharma Agência, que abordou a questão do empreendedorismo na favela, e de José Maurício Costa, Chefe de Reportagem do Jornal Extra, que comentou sobre a participação do público no trabalho diário do jornalista, fornecendo material para pautas pelas redes sociais.

jose_mauricio

À noite, Belisa Ribeiro, jornalista e, atualmente, colunista da Rádio Band News, brindou aos alunos da Comunicação com uma palestra que teve como tema “Uma vida de Jornalismo”. Com a palestra em andamento, Belisa fez uma proposta interessante ao transmutar o tema para “Jornalismo na vida”, abordando a relevância do Jornalismo como função social, apresentando matérias publicadas quando se deu a institucionalização do AI5 e o caso Allende.

belisa_ribeiro

Ao convidar a plateia a ouvir a coluna “Que fim levou?”, que é transmitida às sextas, a partir das 10h, no programa comandado por Ricardo Boechat, na Rádio Band News, Belisa falou da parceria com a UNISUAM, que consiste na participação de alunos do curso de Jornalismo na produção do quadro, que trata de jornalismo investigativo, trazendo à tona casos que não foram solucionados e não foram esclarecidos para a sociedade, como o sumiço das vigas da Perimetral.

belisa

Fechando a segunda noite de eventos, o Prof. Altayr Derossi, corta o bolo em comemoração pelos 7 anos do Núcleo Hans Donner.

Dando continuidade ao terceiro dia de atividades, quem falou na manhã da quarta-feira, 9 de abril, foi Flávia Mayrink, Gerente de Marketing do Vasco da Gama, que apresentou cases de Marketing em clubes de futebol e abordou a questão do Marketing Esportivo na Copa. O evento foi mediado pela Profª Hadija Chalupe.

flavia_mayrink

O último dia das comemorações pelos 40 anos do curso de Comunicação Social da UNISUAM começou com a fala de egressos do curso. Presentes no palco estão os Alumni de Jornalismo, Laís Gomes, Ego/Globo; Rafael Paiva, O Dia; Alexandre Madruga, Assessoria – Cidade da Polícia; e Leonardo Pierre, CUFA; e os de Publicidade, Hélio Goldman, FAETEC; Augusto Motta, NRI/UNISUAM; e Afonso Ribeiro, INMETRO.

egressos

À tarde, os Profs. Ovídio Mota e Maria João Palma guiaram a visita dos alunos do Ensino Médio do “Projeto Ere”, pela UNISUAM e pelo Núcleo de Comunicação Hans Donner.

visita_ensino_medio

Fechando com chave de ouro a semana de celebração pelo quadragésimo ano do curso de Comunicação Social, o Jornalista, Professor Universitário, Escritor e Deputado Federal, Jean Wyllys, participou de um bate-papo superinterativo com a plateia, no qual narrou sua trajetória no Jornalismo aliada ao ativismo social e frisou sua constante defesa pela ética. “O Jornalismo deve estar a serviço da defesa e promoção dos Direitos Humanos”, com essa fala Jean Wyllys embasou sua argumentação de que todo estudante de Jornalismo deve ter uma formação humanística e ética, não apenas a ética jornalística, mas também a ética social, moral. E com a afirmação “Não é o horror à política que irá salvar a política, o que salvará a política é a participação política”, Jean Wyllys encerrou sua palestra, convocando todos a pesquisarem e se interarem em relação à política.

jean_wyllys

jean

 

 





Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nenhum comentário