Como ter um currículo campeão


Imagem do Post

Confira 5 dicas de como se destacar e ficar ainda mais próximo da sua tão sonhada vaga

 

 

Tenha um objetivo

 

 

O mesmo currículo não serve para todas as vagas que você está buscando. Então, tendo isso em mente, você já sabe o que fazer: preparar mais de um currículo. Para isso, é preciso ter foco e saber exatamente o que você espera: é uma vaga de estágio? A carteira assinada? Ou uma vaga empreendedora? Conheça o perfil de cada oportunidade e prepare o seu currículo de acordo com ela.

 

 

 

Organize a estrutura

 

 

É preciso categorizar o seu currículo. Sempre coloque os seus dados pessoais (nome completo, telefone residencial, celular, endereço, e-mail), a sua formação com clareza (informando o ano que concluiu ou se está cursando), além de histórico profissional – que deve ser exposto de forma decrescente. Capriche também nas outras qualificações, como cursos de capacitação e cursos de idioma, pois são dois dos pontos que ajudam o recrutador a saber se você tem aderência à oportunidade que estão te oferecendo. Mas, lembre-se: só inclua aquilo que faz parte da sua vida acadêmica e profissional, nada de mentiras! Mentir é um dos piores erros cometidos.

 

 

 

Atenção com a escrita e o formato

 

 

Fique atento à escrita, à pontuação, à concordância e ao plural! Muitas vezes estamos tão acostumados com o que estamos escrevendo que deixamos erros bobos passarem. Então, é bom pedir para um amigo ler o seu currículo para não arriscar.  O recrutador pode ter pouco tempo para te escolher, mas parece que o olhar dele tem um ímã para esses erros. Previna-se!

 

Também é muito importante seguir o formato solicitado de currículo. Se estão pedindo anexado ou no corpo do e-mail, em pdf ou em doc. Preste atenção nos pré-requisitos para não dar bobeira!

 

 

 

 

Saiba onde encontrar uma vaga

 

 

Antigamente nós tínhamos os Classificados e as pessoas precisavam ir pessoalmente entregar os seus currículos impressos. Hoje em dia isso ficou bem mais fácil e você pode enviar o seu currículo para diversas empresas com apenas um clique. Essas empresas cadastram oportunidades em plataformas de busca e listas online. Então, invista tempo cadastrando o seu currículo! Cada site tem o seu formato e, às vezes, é cansativo ter que preencher diversos formulários, mas você precisa se fazer visível. Há também a chance de você conseguir algo por meio dos sites oficiais das empresas. Algumas possuem a aba “Trabalhe conosco” e lá você consegue informações de como entrar em contato e enviar o seu currículo.

 

 

 

 

Fortaleça relacionamentos interpessoais

 

 

Ter uma rede de contatos é muito importante, porém muitas pessoas acreditam que só é necessário após ter experiência profissional. Desde cedo, desde o início de sua Graduação, é importante fazer contatos e enxergar oportunidades. O professor que está dando aula semanalmente para você pode ser uma grande fonte de informações e oportunidades. Aquele palestrante ou profissional que visitou a faculdade para um evento também. Então, não perca as oportunidades! Converse com as pessoas, faça perguntas, tente sempre adquirir conhecimento.

 

 

Quer começar a colocar as dicas em prática? Acesse o VOE ALTO, o portal exclusivo do aluno UNISUAM. Lá, você pode incluir o seu currículo e encontrar oportunidades em grandes empresas como Golden Cross, Rádio Mix, Pronto Baby, Walter Coiffeur, UNISUAM, entre outros.

 

Vai perder essa chance? Acesse voealto.unisuam.edu.br e inclua o seu currículo.

 

 

 

Você também pode gostar de:

 

Os 5 principais erros do currículo

3 mitos sobre o currículo

5 dicas de como encantar o recrutador

 





Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Nenhum comentário