Comitiva do Ministério da Aquicultura da China visita UNISUAM e encaminha convênio


Comitiva do Ministério da Aquicultura da China visita UNISUAM e encaminha convênio

nri_pesquisa

O Auditório Prof. Arapuan Medeiros da Motta recepcionou, na tarde desta terça-feira, 21/10, três senhores de origem chinesa, que trouxeram com eles slides em inglês. A apresentação, intitulada “Status and development trends of chinese aquaculture” (Panorama e tendências de desenvolvimento da aquicultura chinesa, em tradução livre), contou com a presença e a fala do Diretor de Relações Internacionais da UNISUAM, Augusto Motta, e do Prof. José Seixas, do curso de Biologia e responsável pelas pesquisas com o Ranário da Unidade Bonsucesso. O evento pode ter sido também um importante marco internacional para a UNISUAM.

Os três senhores chineses são integrantes de uma comitiva do Ministério da Aquicultura da China, especificamente do Freshwater Fisheries Research Center (Centro de Pesquisa de Pesca em Água Doce – FFRC), da Academia Chinesa de Ciências Pesqueiras (CAFS), que vieram ao Brasil para fechar parcerias com instituições de ensino brasileiras. Chefiada pelo Prof. Hu Haiyan, a delegação conheceu as patentes e linhas de pesquisa em Ranicultura e Piscicultura da UNISUAM. A intermediação entre a delegação e a UNISUAM foi feita pelo Prof. She Shung, da cadeira de Literatura Chinesa da USP, que foi aluno do Prof. José Seixas e conhece sua pesquisa.

A expertise da UNISUAM na área, reconhecida e elogiada pela delegação, resultou na proposta de um convênio entre a Instituição e o FFRC. A parceria prevê um intercâmbio técnico-científico, que poderá conceder bolsas de estudo para que alunos da UNISUAM estudem na China, por dois meses, com tudo pago, enquanto estudantes chineses viriam à UNISUAM para aprendizado com as linhas de pesquisa da Instituição.

A documentação para oficialização do convênio já foi elaborada e um encontro entre o Diretor de Relações Internacionais e os integrantes da comitiva, na tarde desta quarta-feira, 22/10, pode selar a parceria, um passo importante para a maior internacionalização da UNISUAM e mais uma oportunidade de aprimoramento dos alunos.





Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nenhum comentário