Com 5 eixos temáticos, e convidados ilustres, curso de Ciências Contábeis UNISUAM realiza a Semana da Contabilidade UNISUAM 2016


Com 5 eixos temáticos, e convidados ilustres, curso de Ciências Contábeis UNISUAM realiza a Semana da Contabilidade UNISUAM 2016

thumbnail_dsc_0007

O curso de Ciências Contábeis UNISUAM realizou, entre os dias 29/10 e 04/11, nas Unidades Bonsucesso e Campo Grande, a Semana da Contabilidade UNISUAM 2016, que abordou variados assuntos do segmento contábil.

Abrindo o evento, dia 29/10, na Unidade Bonsucesso, foi realizado o II Simpósio de Gestão Tributária, que contou com a participação do Coordenador do curso de Ciências Contábeis – Prof. Anibal Figueiredo, Prof. Flávio Souza – Coordenador dos cursos de Pós-Graduação em Ciências Contábeis e dos Professores Francisco Lorentz, Márcia Souza, Rose Marie e Jorge Oliveira.

Direcionado aos alunos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Pós-Graduandos em Gestão de Tributos e Controladoria e Auditoria, o simpósio contou com a presença de 4 palestrantes egressos do curso, que abordaram assuntos relacionados à Contabilização e à Gestão de Tributos.

thumbnail_dsc_0004

Os Contadores Luciano Abreu e Rondineli Brainer apresentaram uma análise de efeitos da desoneração da folha de pagamento no setor de confecções. Na sequência, o Contador Robson Machado apresentou a contabilização de ativo e passivo fiscal diferido, de acordo com CPC 32 e orientações do BACEN. Encerrando o primeiro dia de atividades, o Auditor Fiscal Jorge Neves tratou de assuntos envolvendo crimes fiscais e sonegação de impostos federais.

O público participou fazendo perguntas a todos os palestrantes sobre temas da atualidade, como lavagem de dinheiro e a Operação Lava Jato, além de terem se beneficiado em um momento de intensa troca de conhecimento.

Dia 31/10, no turno da manhã, na Unidade Campo Grande, foi realizada a segunda atividade da Semana da Contabilidade UNISUAM 2016, que teve sua mesa composta pelo Prof. Anibal Figueiredo e pelo Prof. Sérgio Barbosa – Docente dos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Ciências Contábeis, e discutiu “A Contribuição da Contabilidade como Instrumento de Gestão e Controle dos Recursos Públicos”. A Contadora Cléa Maria falou sobre a Contabilidade Pública e a Transparência, um dos temas de maior discussão no ambiente político e econômico do país, e esclareceu os motivos do desgaste político e econômico que causou o segundo impeachment da história do Brasil, tendo, ainda, como discussão central a contribuição da Contabilidade na busca da transparência nas contas públicas.

thumbnail_img-20161031-wa0006

Logo após, o egresso do curso de Ciências Contábeis UNISUAM, Fábio Gargano, graduado em 2016/1, apresentou sua pesquisa sobre as novas regras de padrão internacional para a Contabilidade Pública e os benefícios do Orçamento Programa, transformando, assim, o auditório da Unidade Campo Grande em um grande plenário de debate da evolução da Contabilidade e as contribuições que esta ciência social oferece para a sociedade.

thumbnail_img_20161031_102153555_hdr

Além de Cléa e Gargano, o evento contou também com a presença dos Professores Cláudio Sameiro e Davi Gonçalves, que admiraram e enriqueceram ainda mais a plateia com todo o seu conhecimento sobre temas de grande relevância na profissão contábil.

No turno da noite, sob o tema “O Mercado de Trabalho para o Contador e o Orçamento Programa da Contabilidade Pública”, o Contador Samir Nehme – Vice-Presidente do Conselho Regional de Contabilidade – CRC falou sobre o mercado de trabalho atual para o Contador, os benefícios e desafios de abrir um escritório Contabilidade. Samir expôs a importante visão do CRC e de que forma o órgão está inserido na vida do Contador e do estudante da área. Ao final da sua participação, o Vice-Presidente do Conselho presenteou o público com livros e revistas da área Contábil.

thumbnail_dsc_0189 thumbnail_dsc_0211

Fábio Gargano apresentou, desta vez para os alunos de Campo Grande, sua pesquisa voltada para as novas regras de padrão internacional para a Contabilidade Pública e os benefícios do Orçamento Programa.

Fechando a Semana da Contabilidade UNISUAM 2016, no dia 04/11, no turno da manhã, a mesa presidida pelo Prof. Anibal Figueiredo e pelos Professores Francisco Lorentz, Francisco Garcia e Cláudio Sameiro, que teve como tema “A Importância da Contabilidade para a Sociedade e o Mercado de Trabalho para o Contador”, contou com a participação das Contadoras Fernanda Barbosa de Carvalho e Johanna Vergara, que compõem a Comissão Jovem Lideranças Contábeis do CRC, que ministraram palestra sobre mercado de trabalho, opções de segmentos profissionais que a carreira do Contador oferece e a atuação do Conselho para profissionais e estudantes da área.

thumbnail_dsc_0001 thumbnail_dsc_0255

No turno da noite, “Empregabilidade e o Exercício da Profissão Contábil” foi a abordagem para fechar com chave de ouro. O Consultor Alexandre Neves bateu um papo sobre empregabilidade e deu dicas de criação de currículo, postura comportamental, utilização construtiva das redes sociais e fez uma dinâmica de grupos com voluntários da plateia, com o objetivo de aumentar a chance de empregabilidade dos presentes.

dsc_0003

Estiveram presentes os Professores Áurea Paes, Augusto Dias, Rose Marie, Enilton Carlos, Tânia Ribeiro e Francisco Lorentz, que sorteou para a plateia o livro de sua autoria “Contabilidade e Análise de Custos, uma abordagem prática e objetiva”, da Editora Freitas Bastos.

thumbnail_dsc_0334

A Presidente do Conselho Regional de Contabilidade – CRC, Vitória Maria, realizou o discurso de encerramento.

thumbnail_dsc_0396

 





Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nenhum comentário