CLESAM sob nova gestão


CLESAM sob nova gestão

Em novembro, a Clínica-Escola da UNISUAM passou por importantes mudanças. A Clínica-Escola Amarina Motta – CLESAM, fundada pelo Prof. Júlio Daniel da Cruz Netto e há mais de 30 anos atendendo a comunidade e suprindo as necessidades de aprendizado prático, está sob gestão da Profª Adriana Leal.

 

Com serviços ofertados nas áreas de Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Enfermagem, Serviço Social e Direito, a CLESAM realizou, somente no 2º semestre de 2017, mais de 1.800 atendimentos.

 

A Fisioterapia conta com atendimentos nas áreas de Traumato-Ortopedia, Neurofuncional, Cardiorrespiratória, Pediatria e Oncologia. Os atendimentos são individuais, com duração de 50 minutos, e visam promover informação, reabilitação, prevenção e promoção à saúde, sempre baseada no aspecto interdisciplinar que rege as atividades da Clínica-Escola. O serviço funciona de segunda a quinta-feira, das 8h às 17h30.

 

3

 

Por meio do curso de Nutrição é disponibilizado o serviço de acompanhamento nutricional, que atende crianças, adultos e idosos que buscam melhoria da qualidade através da alimentação e da mudança dos hábitos alimentares.

 

O atendimento nutricional tem como principais objetivos a prevenção e auxílio no tratamento de doenças como obesidade, hipertensão arterial, diabetes e dislipidemias (colesterol e triglicerídeos altos), além da promoção da saúde por meio da educação alimentar e nutricional e da melhora da relação com os alimentos.

 

IMG_9319

 

O acompanhamento é realizado por alunos do curso de Nutrição UNISUAM, sob a supervisão direta de um Professor(a) Nutricionista responsável, às segundas, quintas e sextas-feiras, das 8h30 às 12h e das 13h40 às 16h30.

 

O curso de Psicologia UNISUAM realiza atendimento ao grupo de mulheres mastectomizadas, às terças-feiras, durante a tarde, e os demais pacientes da CLESAM que são identificados com necessidade de acompanhamento psicológico são encaminhados para o Serviço de Psicologia Aplicada – SPA UNISUAM, localizado no pátio da Unidade Bonsucesso.

 

As atividades desenvolvidas pelo curso de Enfermagem UNISUAM têm por objetivo promover a saúde das pessoas e suas famílias segundo o modelo de atenção da Saúde da Família e suas linhas de cuidado. Nesse sentido, os acadêmicos do curso promovem atividades educativas e acolhimento às famílias e suas necessidades.

 

O Serviço Social presta assistência à saúde dos usuários da CLESAM desde a porta de entrada à alta, realizando o processo de elegibilidade financeira, contribuindo com a equipe na leitura da realidade social e seus rebatimentos na prevenção, tratamento e reabilitação do usuário, assim como na identificação de estratégias específicas e coletivas de enfrentamento das situações apresentadas. Os atendimentos são prestados à comunidade, às segundas, quintas e sextas-feiras, das 8h às 17h30, bem como um Projeto de Extensão que contempla a população de idosos atendidas pela Clínica-Escola.

 

O curso de Direito, por meio do Núcleo de Práticas Jurídicas – NPJ UNISUAM, disponibiliza, toda segunda-feira, das 14h às 18h, um docente para atender aos pacientes da CLESAM que precisam de atendimento jurídico nas áreas de Direito Cível, Direito da Família, Direito do Consumidor, Direito Previdenciário e Direito Trabalhista.

 

Com o aumento do número de beneficiados, a Clínica-Escola passou por um importante processo de mudança em novembro e, a partir de agora, será cobrada uma taxa de contribuição no valor de R$ 10,00 por atendimento, que será revertida para melhor atender os pacientes e, também, para a manutenção do espaço e aparelhos.

 

Para os pacientes com mais de um atendimento programado, há a opção de contratação de pacote com 10 sessões por R$ 80,00. O pagamento é efetuado via depósito bancário ou débito automático no dia do atendimento e não poderá ser feito em dinheiro.

 

Porém, como o objetivo maior da CLESAM é propiciar aos cidadãos com baixa-renda acesso a esses serviços, nem todos os pacientes pagarão a taxa. Será aplicado um questionário socioeconômico com o intuito de avaliar se a cobrança é aplicável ou não.

 

Adriana Leal_news cópia (1)

 

De acordo com a Profª Adriana Leal, em 2018, a CLESAM retornará com atendimentos estéticos e com acupuntura.

 

Mais informações e agendamentos, basta entrar em contato pelo telefone (21) 3882-9720 ou comparecer pessoalmente à Clínica-Escola (Praça das Nações, 34, 2º andar Bonsucesso).





Luana Medeiros

Por

Analista de Comunicação e MKT/Jornalista/Revisora - Especialista em produção de conteúdo com foco em alta performance

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nenhum comentário