CCULT realiza lançamento dos livros “I Seminário das Águas: Rios do Rio” e “II Seminário das Águas: Lagoas do Rio”


CCULT realiza lançamento dos livros “I Seminário das Águas: Rios do Rio” e “II Seminário das Águas: Lagoas do Rio”

dsc_0003

Na última sexta-feira, 07/10, foi realizado, no Centro Cultural da UNISUAM – CCULT, o lançamento dos livros “I Seminário das Águas: Rios do Rio” e “II Seminário das Águas: Lagoas do Rio”, coletâneas de trabalhos de pesquisa feitos pelos alunos de Graduação em Ciências Biológicas.

“I Seminário das Águas: Rios do Rio” trata dos rios da cidade e do Estado do Rio de Janeiro, abordando temas como poluição, falta de saneamento básico, seca e suas consequências. Já o “II Seminário das Águas: Lagoas do Rio” relata as condições e qualidade das Lagoas no Estado do Rio de Janeiro.

O projeto, coordenado pelo Prof. José Seixas Filho – Docente do curso de Ciências Biológicas e do Mestrado em Desenvolvimento Local UNISUAM e pelo Prof. Carlos Alberto Figueiredo da Silva – Vice-Reitor de Pesquisa, Extensão e Inovação, como uma forma de incentivo à pesquisa para os alunos do curso.

dsc_0032

Segundo o Prof. Seixas, o projeto é um marco em nossas atividades pedagógicas, principalmente em relação às mudanças de paradigma no Trabalho de Conclusão de Curso das Ciências Biológicas, uma vez que os alunos não apenas realizam um trabalho conclusivo do curso, como também produzem conteúdo de relevância social.

“E, partindo desta premissa, de denunciar e alertar em relação à qualidade da água e às mudanças climáticas, problema que assola não só o Brasil, mas o mundo, é que nós precisamos começar a orientar a sociedade, no sentido de preservarmos os mananciais hídricos. Dessa forma, os alunos, além de terem seus textos compondo os capítulos desse livro, de terem dado essa contribuição à sociedade, eles agregam, ainda valor ao seu Certificado Final do curso, o que para a realização de um concurso público, para um pedido de admissão em Programa de Mestrado já é um grande cartão de visita, um excelente passaporte.”, completa Seixas.

dsc_0034

No futuro, há planos para terceira e quarta edições, que irão tratar dos mangues e das cachoeiras do Estado do Rio de Janeiro.

Os livros estão à venda no CCULT e, posteriormente, a venda irá para a UNS Store. Cada exemplar custa R$20,00 e a renda será totalmente revertida para a campanha “Elimine a Pólio”, do Rotary Club.





Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nenhum comentário