CCULT traz nova exposição e leva você ao universo multicolorido da “Primavera de Chita”


CCULT traz nova exposição e leva você ao universo multicolorido da “Primavera de Chita”

expo_chita

De 17 a 30 de setembro, o Centro Cultural UNISUAM – CCULT apresenta a exposição Primavera de Chita, do artista Gildásio Jardim, com curadoria de Geraldo Soares.

Gildásio é filho de camponeses e nasceu em Jequitinhonha, onde teve uma infância tranquila em meio à natureza, às atividades escolares e à confecção de seus próprios brinquedos, já naquela época feitos à base de reciclagem. Nessa mesma fase, surgiu sua criatividade para desenhar compulsivamente, imprimindo sua marca em tudo, até mesmo no chão ou nos papéis de cigarros que seu pai artesanalmente preparava. Distante das metrópoles, sua ponte com a arte se fez por meio da constante leitura, razão pela qual se apaixonou por obras de grandes autores, que lhe trouxeram inspiração e impulso para fortalecer seus sonhos, que foram embalados pelo ruído da máquina de costura da sua mãe que, enquanto costurava suas encomendas, deixava cair retalhos coloridos, os quais viriam a ser a fonte da arte de Gildásio.

A exposição “Primavera de Chita” é um convite para um passeio ao universo multicolorido dos personagens simples e reais do interior do Brasil, em radiantes cenas cotidianas e festivas: costureiras, trabalhadores do campo, carroceiros, caboclos e cabrochas, todos simbioticamente vivos nas listras, flores e florões da chita.





Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nenhum comentário