Candidato Marcelo Freixo


Candidato Marcelo Freixo

marcelo-freixo

Encerrando o ciclo de palestras do Projeto Cidadania em Foco Especial Eleições, o Deputado Estadual Marcelo Freixo, candidato à prefeitura do Rio de Janeiro, surpreendeu a todos os presentes no Auditório Amarina Motta da UNISUAM, com sua lotação máxima, ao transformar o evento, que até então seguia o formato de palestra, em um grande debate, no qual Freixo explanou suas ideias ao mesmo tempo em que respondia as perguntas dos alunos e professores.

Para a mediação, participaram da mesa os professores Maria Elisabeth Salvador, do curso de Serviço Social, e o professor Marco Shneider, do curso de Comunicação Social. Com uma dinâmica ágil e por vezes provocativa, os professores arrancaram aplausos da efusiva e muito participativa plateia.

Logo de início, o candidato sugeriu o esquema de debate ao invés de palestra, pois, segundo ele, suas propostas já haviam sido divulgadas e seu objetivo maior era o de responder as dúvidas que os presentes poderiam ter a respeito de sua campanha e projetos de governo.  O modelo sugerido por ele foi aceito de imediato sob aplausos, uma vez que o público presente chegou com muitas perguntas e curiosidades a seu respeito, em parte também por conta do candidato ter inspirado um personagem de grande destaque no filme Tropa de Elite 2.

Durante uma hora e meia de debate, Freixo respondeu perguntas a respeito de educação, segurança, saúde, moradia, reativação de centros culturais e cinemas de bairro e projetos urbanos para as Olimpíadas e a Copa do Mundo. Temas polêmicos como a defesa de um estado laico sem o envolvimento religioso na política e o direito à adoção de crianças por casais homoafetivos também estiveram em pauta e foram discutidos de forma clara e objetiva.

Ao final do evento, alunos e professores mostravam-se aparentemente surpresos e satisfeitos com tudo que foi dito e discutido e havia uma notória impressão da vontade dos que estiveram presentes de aprofundarem-se nos temas levantados, tanto que a maioria dos integrantes da plateia afirmaram que marcarão presença no comício que será realizado na Lapa pelo PSOL, partido de Marcelo Freixo.

 

 

Marcelo Freixo foi filiado ao PT de 1986 a 2005, exercendo neste período atividades como pesquisador da ONG Justiça Global e consultor do deputado federal Chico Alencar, na área de Direitos Humanos. De 1993 a 1995, foi diretor do Sindicato dos Professores (SINPRO) de São Gonçalo e Niterói. Presidiu o Conselho da Comunidade da Comarca do Rio de Janeiro, foi coordenador da Comissão de Direitos Humanos da ALERJ.

Marcelo Freixo participou da luta pelos Direitos Humanos, como no caso do fechamento da POLINTER e da campanha contra o “Caveirão”, em parceria com a Anistia Internacional. Desde 2003, é pesquisador da Justiça Global e, em setembro de 2005, se filiou ao PSOL sendo eleito deputado estadual do PSOL-RJ nas últimas eleições. Com 13.547 votos, foi o candidato mais votado pelo partido no Rio de Janeiro.

Agenda do Marcelo Freixo na UNISUAM:
Dia 17/09 – Marcelo Freixo

19h às 20h30 – Auditório Amarina Motta





Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2 Comentários