Biblioteca Parque de Manguinhos realiza atividades pelo Dia Nacional de Combate à Violência


Biblioteca Parque de Manguinhos realiza atividades pelo Dia Nacional de Combate à Violência

criancaNo dia 18 de maio acontece o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. De acordo com publicação do CEBELA (Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos) intitulada “Mapa da Violência 2012: crianças e adolescentes do Brasil”, a violência sexual é definida como “toda ação na qual uma pessoa, em situação de poder, obriga uma outra à realização de práticas sexuais, contra a vontade, por meio de força física, influência psicológica, uso de armas ou drogas”.

De acordo com dados revelados pela pesquisa, só em 2011, mais de 10 mil crianças e adolescentes foram vítimas de violência sexual sendo que, dentre estes, 83,2% são do sexo feminino. Estes dados nos levam a pensar sobre a necessidade de conscientização da população acerca do assunto.

Por isso, no dia 17 de maio irá ocorrer, a partir das 14 horas, uma reflexão na Biblioteca Parque de Manguinhos, com leituras, varal anônimo e terá a participação do Projeto de Extensão “Manifestações Artísticas – Leitura, Música e Artes Visuais” que realizará um debate de filmes e documentários, sobre o tema de Violência Infantil.). Além disso, também haverá a presença do autor José Louzeiro relançando o seu livro “Aracelli, Meu Amor”, que conta a história da menina assassinada em 18 de maio em 1973, vítima de abuso sexual. A data do seu assassinato ficou registrada como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes como uma forma de lembrar à sociedade sobre o fato.

A atividade é uma realização da Secretaria de Cultura e conta com o apoio da UNISUAM, Biblioteca Parque Manguinhos, Secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, entre outros.

Serviço:
Dia
: 17/05
Local
: Biblioteca Parque Maguinhos – Sala Meu Bairro (Av. Dom Hélder Câmara, 1.184 – Benfica. Tel.:(21) 2334-8915/16/17 – faleconosco@bibliotecademanguinhos.rj.gov.br)

 

 

 





Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nenhum comentário