Biblioteca Central Prof. Augusto Motta está de cara nova!


Biblioteca Central Prof. Augusto Motta está de cara nova!

IMG-20170315-WA0034

Sempre em busca da melhoria contínua do Ensino e de sua infraestrutura acadêmica, e com vistas à otimização do atendimento aos estudantes, a Biblioteca Central Prof. Augusto Motta, na Unidade Bonsucesso, após algumas reformulações, reabriu, na última segunda-feira, dia 13/03, e o resultado não poderia ser melhor.

Antes, o livre acesso aos livros não era permitido aos estudantes. Totalmente modernizada e com um formato inovador, após a reforma, o acesso aos livros é completamente liberado e os alunos contam com o apoio de uma equipe treinada para orientá-los em relação à localização das obras.

Outro ponto positivo é a disponibilização de armários guarda-volumes: ao entrar na recepção, o aluno deve deixar seus pertences guardados em um dos 100 armários com chaves disponibilizados no local, que tem a função de proporcionar muito mais comodidade e segurança. De acordo com a Coordenadora da Biblioteca, Profª Maria Marlene R. de Oliveira, em breve chegará mais uma remessa de armários para suprir a demanda de usuários da biblioteca que em período de avaliação aumenta bastante.

IMG-20170315-WA0031

A biblioteca foi dividida em dois ambientes com a capacidade de abrigar 300 estudantes. O primeiro ambiente é composto por cabines individuais para estudo, localizadas logo na entrada do local, o segundo conta com a parte de estudo coletiva, que possui mesas, com oito cadeiras cada, distribuídas em toda a extensão do pavimento, propiciando mais conforto e qualidade na hora da pesquisa e grupos de estudo.

A aluna Fernanda Ribeiro, 5º período do curso de Fisioterapia UNISUAM, aprovou o novo formato. Ela destaca como ponto positivo o fato dos frequentadores entenderem que realmente devem fazer silêncio em respeito aos que estão ali com uma única intenção: estudar. Fernanda também comemorou a chegada dos armários, alegando que assim ela poderá estudar sabendo que seus pertences estarão em segurança.

IMG-20170315-WA0032

Visando à promoção e à otimização da experiência de autoatendimento na biblioteca, computadores com acesso à pesquisa do acervo são disponibilizados para consulta, as estantes e prateleiras possuem placas para identificação das áreas e dos cursos, além de todos os exemplares conterem etiquetas numeradas com o intuito de facilitar a sua localização.

IMG-20170315-WA0029 IMG-20170315-WA0030

Em sua segunda visita à biblioteca após a sua reformulação, o aluno Igor Maia, 5º período de Psicologia UNISUAM, sugere um maior detalhamento por parte do sistema de consulta e ressaltou, ainda, o silêncio como ponto forte do ambiente.

A devolução dos livros também foi esquematizada com o objetivo de facilitar, não só o controle dos exemplares por parte dos colaboradores do setor, mas também a fim de evitar que os livros sejam postos de maneira aleatória nas prateleiras. Em cada canto do ambiente, foram espalhados carrinhos para que os alunos depositem os livros utilizados após a pesquisa.

A renovação de empréstimos online, considerada uma das maiores inovações deste formato, já está vigente e é mais uma comodidade oferecida aos alunos. Dessa forma, os alunos que estiverem com um livro e quiserem permanecer com ele por mais algum tempo, poderão acessar o Ambiente do Aluno e realizar a extensão do prazo de empréstimo.

A Biblioteca Central Prof. Augusto Motta fica no prédio principal da Unidade Bonsucesso, localizado na Av. Paris, 84. Venho fazer uma visita!

 





Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nenhum comentário