Benefícios da água para a pele – Mitos e Verdades


Benefícios da água para a pele – Mitos e Verdades

A água é o principal componente das células dos nossos tecidos e, juntamente com outras substâncias, atua como um filme, responsável pela regulação e proteção da pele, agindo como uma barreira.

“A pele apresenta características como maciez, brilho, flexibilidade e toque agradável devido à presença de água na sua camada mais superficial, o que chamamos de hidratação”, explica a Profª Lina Correia – Docente do curso de Estética e Cosmética UNISUAM.


(Leia mais: Lei nº 13.643 regulamenta a profissão de Esteticista e de Técnico em Estética)


Quando ocorre a diminuição dessa barreira cutânea, a pele fica desidratada, ressecada e pode apresentar descamação devido à perda de água. Daí, a importância de reposição de água para a pele

“Essa reposição deve ser feita interna e externamente, a água deve ser livre de micro-organismos e substâncias nocivas ao organismo”, observa a docente.




Confira os mitos e verdades em relação à água e os seus benefícios para a pele



É possível limpar o rosto acneico apenas com água? MITO

Somente com água não, pois dependendo do grau da acne apresentada pelo cliente, precisa de produtos que vão remover a oleosidade excessiva – com ativos bactericidas, fungicidas, cicatrizantes e calmantes.

“Estes produtos devem ser indicados por profissionais capacitados, como um Esteticista Tecnólogo em Estética e Cosmética ou um Dermatologista”, orienta Profª Lina.



O gelo beneficia peles oleosas? VERDADE

O sebo produzido em demasia nas peles oleosas pode provocar irritabilidade e a água gelada promove uma refrescância e sensação agradável.

“O frio tem ação vasoconstritora, porém provisória, dá um efeito positivo sobre a pele e pode ser usado antes da maquiagem. No entanto, é preciso ficar atento e não descuidar da hidratação da cútis, uma vez que o clima frio e a umidade do ar interferem na qualidade da pele”, alerta a docente.



(Leia mais: Aromaterapia: uma poderosa aliada na menopausa)



A água quente/morna pode ajudar na limpeza da pele? VERDADE

Por abrir os poros, a água quente/morna auxilia na limpeza da pele, tornando a extração dos cravos e impurezas da pele mais fácil.

“A água morna e o vapor podem ser usados pelo especialista para promover uma emoliência e vasodilatação, facilitando a extração (remoção) de comedões, os famosos cravos, tão indesejados e comuns na pele oleosa”, afirma ela.



Enxaguar o cabelo com água mineral ajuda a manter o couro cabeludo e os cabelos mais saudáveis? VERDADE

A água do mar possui muito sal e a água da piscina muito cloro, ambos provocam desidratação, porosidade e fragilidade ao fio do cabelo, fazendo com que quebre com facilidade e diminua a durabilidade de quem usa tintura. Sem contar com a agressão do sol que potencializa as reações químicas.

A água tratada também tem uma grande quantidade de cloro, que, da mesma forma, provoca reações químicas que fragilizam o cabelo.

“Enxaguar o cabelo com água mineral sempre é uma boa ideia devido ela ser mais pura e livre de agentes químicos. Uma dica importante é que a água esteja em temperatura ambiente para não provocar alterações na fibra capilar”, sinaliza Profª Lina.



Estude com a gente e esteja pronto para o mercado!


Conheça o curso de Estética e Cosmética UNISUAM



Para mais informações, ligue (21) 3882-9797





Luana Medeiros

Por

Analista de Comunicação e MKT/Jornalista/Revisora - Especialista em produção de conteúdo com foco em alta performance

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nenhum comentário