Aromaterapia: uma poderosa aliada na menopausa


Aromaterapia: uma poderosa aliada na menopausa

Menopausa é o nome dado à última menstruação, que ocorre, geralmente, entre os 45 e 55 anos, e marca o fim da fase reprodutiva da vida da mulher.

 

O período que antecede a menopausa recebe o nome de climatério e os seus sintomas são caracterizados por ciclo menstrual irregular, redução dos hormônios, ganho de peso, fogacho (sensação de calor repentina), dores nas articulações, depressão e ansiedade.

 

Mas, existem algumas alternativas naturais que podem ajudar a aliviar o desconforto causado à mulher neste período. A Aromaterapia é uma delas!

 

 

O que é Aromaterapia?

 

Segundo a Associação Brasileira de Medicina Complementar – ABMC, a Aromaterapia é uma terapia alternativa ainda pouco difundida no Brasil, que utiliza o olfato e as propriedades dos óleos essenciais e outros tipos de fragrâncias com o intuito de melhorar o bem-estar físico e psicológico de uma pessoa.

 

A docente do curso de Estética e Cosmética UNISUAM, Profª Juscilene Ribeiro, explica como a Aromaterapia pode aliviar os sintomas causados pela menopausa, fala sobre alguns hábitos que podem ajudar a se preparar para esta fase e dá dicas de óleos e em que momento utilizá-los. Confira!

 

 

Como a Aromaterapia pode ajudar a aliviar esses sintomas?

 

De acordo com a Profª Juscilene Ribeiro, os óleos essenciais podem ajudar na qualidade de vida e contribuir na passagem com sucesso pelos temidos sintomas do climatério ou da menopausa sem riscos e efeitos colaterais.

 

“Existem diversas possibilidades para minimizar os sintomas: massagens, banhos, difusores individuais, escalda-pés. Mas, é importante ressaltar que todas as técnicas devem ser realizadas sob a supervisão de um profissional aromaterapeuta”, afirma Juscilene.

 

 

Há algo que pode ser feito antes da menopausa chegar? Como a mulher pode se preparar para que não sofra nesta fase?

 

 

Boa alimentação, exercícios físicos e manter a mente sempre ocupada é essencial.

 

“ Aceitar as mudanças é bem difícil, mas necessário. Envelhecer faz parte do sistema. E o mais importante: os sintomas vão passar. As terapias alternativas ocupam um espaço importante nessa fase em que o desconforto surge a qualquer momento”, comenta a docente.

 

 

Os florais integram as terapias alternativas como coadjuvantes nos tratamentos de menopausa, promovendo qualidade de vida, equilíbrio emocional, bem-estar físico e mental.

 

 

 

Conheça algumas essências e seus benefícios!

 

 

Óleo essencial de gerânio

Excelente regulador hormonal, sendo o principal óleo para as sinergias em tratamento de menopausa.

 

 

Óleo essencial de rosa

Ajuda a regular o ciclo menstrual.

 

 

Óleo essencial de bergamota

Antidepressivo.

 

 

Óleo essencial de ylang ylang

Auxilia no ressecamento vaginal.

 

 

 

 

Quer estudar com a gente?

 

MATRÍCULAS ABERTAS

 

 

 

Conheça o curso de Estética e Cosmética UNISUAM!

 

Para mais informações, ligue (21) 3882-9797





Luana Medeiros

Por

Analista de Comunicação e MKT/Jornalista/Revisora - Especialista em produção de conteúdo com foco em alta performance

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Nenhum comentário