Alunos do curso de Capacitação em Gastronomia Vegana realizam visita técnica à UFRRJ


Alunos do curso de Capacitação em Gastronomia Vegana realizam visita técnica à UFRRJ

Os alunos do curso do curso de promovido pelo Pra Quem Faz, plataforma de cursos livres da UNISUAM, realizaram, dia 09/09, a primeira aula do módulo 05: Agricultura Periurbana e Agroecológica Vegana.

De acordo com a proposta do curso, foi feita a visita técnica à Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ, que, por meio de parceria firmada pelo idealizador, conteudista e coordenador do curso, Prof. Me. Ugo Teixeira Werneck Vianna, cedeu seu espaço de aprendizagem no Instituto de Agronomia – IA.

21618425_1666747270066668_42168501_o

A aula teórico-prática foi ministrada pelos Engenheiros Agrônomos, Prof. Titular Dr. Aldo Lopes e Prof. Dr. Evandro Costa, especialistas em agroecossistemas, reconhecidos por diversas publicações científicas de relevo no tema, militância à reforma agrária, soberania alimentar, nutricional e locavorismo, capacitação e mecanização do pequeno e médio agricultor familiar, revitalização de áreas inférteis, mananciais e lacustres*, aumento da produtividade em vegetais orgânicos, planejamento de produção a alimentação – culminado com o abastecimento contínuo do “bandeijão” da IES nos períodos letivos de diferentes culturas vegetais orgânicas – agricultura natural e florestal e permacultura, conceitos indissociáveis a agroecologia vegana, sem uso de esterco, e húmus de minhoca, utilizando adubação verde (forrageio de leguminosas), bokashi e compostagem de rejeitos vegetais.

21617022_1666747226733339_2117098134_o

Os alunos seguiram o seguinte conteúdo programático contido no plano de ensino customizado e roteirizado pelos professores-convidados para o Curso Vegano:

– Apresentação dinâmica em sala de aula para compreensão básica socioantropológica da agricultura, impactos ambientais, teorias, práticas e intersecções da agroecologia;

– Estudo de campo: diferentes sistemas de produção agroecológicos, preparo de solo, polinizadores naturais e adubações;

– Demonstração prática de compostagem vegetal e bokashi com toda turma;

– Breve explanação sobre tipos de sementes profissionais para formação de canteiros agroecológicos, produção de mudas e divisão da turma em 03 grupos para semeadura, raleio e repicagem;

– Transplantio de mudas com interplantio (diferentes culturas), ainda dividido em grupos, plantaram um canteiro com diferentes variedades;

– Apanhado do que foi feito no primeiro turno e fixação do conteúdo sobre tratos culturais;

– Com toda turma e mesmos grupos: limpeza manual dos canteiros e adubação;

– Para finalizar o dia de campo fizeram colheita de diferentes hortaliças, mostrando a prática da colheita e pós-colheita, como lavagem e classificação;

– Bate-papo final.

21618075_1666746563400072_461461571_o

Dia 23/09, a aula será totalmente dedicada ao manejo sustentável do solo, compostagem vegana, tratamento e plantio. Nesta prática, os alunos visitarão a fazendinha agroecológica da UFRRJ, transicionada há mais de 25 anos para este manejo sustentável, assim acompanharão e praticarão este processo em seu pleno funcionamento e capacidade, bem como conhecerão o polo de pesquisa em agroecologia da Embrapa dentro do campi.

 

*O Prof. Dr. Aldo Lopes revitalizou o lago da Universidade Rural trazendo a vida campestre selvagem ornitológica e das capivaras.





Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nenhum comentário