Alunos de Engenharia de Petróleo representam a UNISUAM em evento de P&G


Alunos de Engenharia de Petróleo representam a UNISUAM em evento de P&G

eng_pet_1

Na semana de 4 a 8 de novembro foi realizada a 8ª edição da SPEtro, Semana de Petróleo da SPE/UFRJ, na qual estiveram presentes dois alunos da UNISUAM participando do V Concurso de Trabalhos.

Motivados pelo coordenador do curso de Engenharia de Petróleo da UNISUAM, Prof. Antônio Santos Lima, os alunos Itamar Alves dos Santos Junior, 6º período, e Bruno Soares de Moura, 5º período, participaram do V Concurso de Trabalhos submetendo o artigo intitulado “Aplicação de Modelos Diferenciais Estocásticos para a simulação da fluidodinâmica multifásica e multicomponente”, que teve a segunda maior pontuação na primeira etapa, de caráter eliminatória, na qual são avaliados os resumos dos trabalhos de acordo com sua aplicação na indústria de Petróleo e Gás: 47 pontos do total de 50, apenas um ponto atrás do melhor colocado.

O trabalho, que teve a orientação do coordenador e do Prof. Jakler Nichele, tem como objetivo central a simulação de escoamentos multifásicos e multicomponentes bidimensionais, que estão presentes nas operações de extração, transporte e processamento de petróleo e gás, e que, pela sua complexidade teórica, oferecem um vasto campo para pesquisa.

Selecionado para a segunda e última etapa do concurso, que consistia na apresentação oral, o artigo foi apresentado pelo estudante Itamar e teve destaque pela banca avaliadora por ser a única universidade privada a marcar presença nas apresentações orais.

Ao término do concurso, o trabalho dos alunos ficou com a quarta colocação, um bom resultado para o primeiro trabalho científico desenvolvido por eles e submetido a um concurso.  Para Itamar, independentemente do resultado, participar deste concurso foi uma ótima experiência, principalmente para o reconhecimento acadêmico, além de aumentar a visibilidade entre os futuros empregadores.

Além da participação na SPEtro, os alunos também estiveram presentes na OTC Brasil, uma das feiras mais importantes do mercado de P&G, onde participaram do Quix da Radix, empresa de engenharia e software eleita uma das melhores empresas para se trabalhar.

No Quix, os alunos têm seus conhecimentos testados em perguntas que abordam os assuntos: sustentabilidade, tecnologia offshore e energias alternativas. A dupla ficou entre os cinco primeiros colocados na fase final.

Para o coordenador do curso, a participação e bom rendimento dos alunos nos dois eventos já está dando frutos, pois motivou os demais estudantes do curso de Engenharia de Petróleo a procurar a coordenação para também desenvolverem trabalhos de pesquisa.

eng_pet





Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nenhum comentário