Alunos da UNISUAM representam a Instituição no maior Congresso brasileiro de Comunicação


Alunos da UNISUAM representam a Instituição no maior Congresso brasileiro de Comunicação

intercom3

Entre os dias 05 e 09/09, foi realizada, na Universidade de São Paulo – USP, em São Paulo, a 39ª edição da INTERCOM, o Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, que teve como tema “Comunicação e Educação”.

Alberto Vargas apresentou, no dia 07/09, o artigo “Estética Pós-Moderna e Análise Semiótica: Identidade e Produção de Sentidos da Protagonista dos Comerciais do Supermercado Carioca Supermarket”, que traz uma análise profunda sobre a personagem “Dona Marta”, garota-propaganda da Rede Supermarket que ficou famosa ao fazer um trocadilho de cunho sexual com o bordão “Eu quero é ô… preço!”. Confira o artigo na íntegra.

Já no dia 08/09, foi a vez de Isabelle Loureiro levar ao público da INTERCOM o artigo “A Comunicação Cristã Através da Música: Sua Relação com as Transformações Socioculturais e a Identidade do Novo Movimento Pós-Gospel”, que investiga o histórico da comunicação cristã, usando como exemplo a sua música e tem como objetivo mostrar como a identidade do cristão tem se moldado com as mudanças culturais e sociais. Confira o artigo na íntegra.

A Profª Miriam Magalhães, Orientadora dos dois trabalhos, conversou conosco e falou mais sobre a importância da participação dos alunos nesses congressos.

“Para os alunos, principalmente aqueles que querem continuar a vida acadêmica, querem fazer Mestrado, Doutorado, ingressar mesmo nesse universo, é fundamental! Primeiro por questões de experiência, saber como funcionam esses congressos, saber como se produz um artigo, passar por essa parte de aprovação e tudo mais. Segundo por que em muitos lugares quando você faz um concurso, por exemplo, para se candidatar a uma vaga de Mestrado, você é obrigado a ter publicação, se você não tem publicação já é um critério que tira você da disputa. Enfim, para o aluno eu acho que é muito importante. Eu falei do aluno que tem inspirações acadêmicas, mas até para quem não tem eu acho que também é uma oportunidade de você conhecer gente da área, muitos profissionais que estão ali, embora a maioria tenham carreiras acadêmicas, sejam professores. Mas, você tem muita gente que divide o seu tempo, não é só professor, também está inserido no mercado de trabalho. Então, é uma oportunidade de você fazer networking.”

14199341_10207319563803378_2076354768198847981_n

Os artigos são desdobramentos dos TCC’s apresentados pelos alunos para concluir suas Graduações em Publicidade e Propaganda e Jornalismo, respectivamente. Em virtude disso, os artigos foram apresentados no INTERCOM Jr., uma área à parte do congresso que visa justamente trabalhos oriundos do TCC ou de disciplinas durante a Graduação.

E para você que também tem aspirações acadêmicas, a UNISUAM possui programas de Pós-GraduaçãoMestrado e Doutorado.





Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nenhum comentário