Aluno do Mestrado em Desenvolvimento Local UNISUAM apresenta trabalho no II Congresso Infraestrutura Jurídica da Ciência, Tecnologia e Inovação nos Países em Desenvolvimento


Imagem do Post

O aluno do Mestrado em Desenvolvimento Local UNISUAM, Valquer Anunciação Gandra, participou, nos dias 27 e 28/08, do II Congresso Infraestrutura Jurídica da Ciência, Tecnologia e Inovação nos Países em Desenvolvimento, na Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo.

Valquer apresentou, dentro do eixo temático Os Desafios Tecnológicos e Inovativos para as Empresas Brasileiras, o trabalho intitulado Os indicadores de inovação como estratégia de crescimento para as empresas brasileiras.

O estudo, orientado pelas Professoras Patricia Maria Dusek e Kátia Eliane Santos Avelar, tem por objetivo mostrar a importância do monitoramento dos indicadores de inovação como uma ferramenta relevante para o planejamento estratégico, tático e operacional de uma organização.

Os indicadores de inovação permeiam todas as áreas da empresa e mostram a trajetória de resultados, situações momentâneas e projeções. Tais indicadores estão, atualmente, na 4ª geração. Os indicadores da 1ª a 3ª mensuravam gastos com pesquisa e desenvolvimento, pessoas alocadas em ciência e tecnologia, capital, intensidade tecnológica, patentes, publicações, melhorias em produtos e processos, busca e incentivo de pesquisas de inovação, índices, benchmarking da capacidade inovadora. Já a 4ª geração está associada à gestão do conhecimento, dos intangíveis gerados, networking, demanda, clusters, técnicas de gestão, risco/retorno e dinâmica do sistema.

Para este estudo, foi realizada uma análise da evolução da indústria brasileira utilizando os indicadores de inovação para os campos do desempenho econômico, social, ambiental, tecnológico e inovador, junto a clientes, governo, concorrentes, mercado e fornecedores, por meio da pesquisa de artigos publicados, tendo como orientação teórica a indústria 4.0, o modelo da hélice tríplice, a inovação organizacional e a gestão de pessoas.

Com base nos resultados, concluiu-se que a utilização dos indicadores de inovação pelas indústrias é um tema a ser debatido e aplicado, sendo um diferencial para a empresa, uma vez que pode refletir em todos os setores de forma a influenciar a geração de novas tecnologias para as operações, processamentos de dados, projetos e processos operacionais e estratégicos.

 

Sobre o Mestrado em Desenvolvimento Local UNISUAM

O programa surgiu da necessidade de formar profissionais qualificados com ênfase em temas vinculados ao Desenvolvimento Local Sustentável, em seus variados aspectos: econômico, social, educacional e ambiental.

O objetivo geral do programa é formar agentes capazes de identificar condições latentes e estimular, com base na inovação, o empreendedorismo, o associativismo e as competências para o trabalho, inclusive a habilidade de gestão para os empreendimentos daí resultantes.

Oferece formação acadêmica e profissional completa, de modo que os alunos conseguem integrar competências e habilidades em Pesquisa e Docência, bem como atuar no mercado de trabalho desenvolvendo novas tecnologias sociais.

Com seleções semestrais, o Mestrado em Desenvolvimento Local da UNISUAM possui o processo seletivo composto por 2 etapas, a prova escrita e a entrevista presencial abertas para profissionais de todas as áreas do conhecimento e também para alunos do último período de cursos de Graduação.

Saiba mais sobre o Mestrado em Desenvolvimento Local UNISUAM.





Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Nenhum comentário