Aluna do curso de Gastronomia UNISUAM coordena equipe em jantar realizado no Refettorio Gastromotiva


Aluna do curso de Gastronomia UNISUAM coordena equipe em jantar realizado no Refettorio Gastromotiva

FB_IMG_1489541097123

A aluna Alessandra Guarany, 5º período do curso de Gastronomia UNISUAM, foi convidada para coordenar a equipe de cozinha em jantar realizado na última segunda-feira, 13/03, no Refettorio Gastromotiva.

A Gastromotiva, parceira da UNISUAM desde 2013, é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP que busca transformar a vida de pessoas em vulnerabilidade social, que tem como proposta utilizar a Gastronomia como um agente de inclusão social por meio do Curso de Capacitação em Cozinha. Há seis anos capacitando jovens em cozinha, o foco do projeto são jovens entre 18 e 35 anos, de baixa renda, que estão fora do mercado de trabalho, que possuem renda familiar de até três salários mínimos e que buscam na Gastronomia uma maneira de transformar a vida.

O convite foi feito por Samantha Souza, Coordenadora do Núcleo Rio de Janeiro da Gastromotiva, devido ao ingresso de Alessandra como Professora de Panificação da nova turma da Gastromotiva. A aluna teve como missão preparar um jantar para o projeto “Cozinhando o Desperdício: Aproveitamento Integral dos Alimentos” juntamente com os alunos Thiago Rocha, Rosana Beatriz e Luana Braga, que cursam o 3º período do curso de Gastronomia UNISUAM, que aceitaram prontamente a convocação feita pela colega. “Eu convidei alunos do 3º período para formar uma equipe, que fizeram do evento um sucesso. Enquanto estávamos lá, David Hertz, fundador da Gastromotiva, registrou o momento com toda a equipe”, conta orgulhosa Alessandra.

20170313_183501

O projeto “Cozinhando o Desperdício: Aproveitamento Integral dos Alimentos”, coordenado pela Profª Adriana Leal – Coordenadora do curso de Gastronomia UNISUAM, tem como objetivo conscientizar e reduzir o desperdício dos bens de consumo alimentar, ensinando, por meio de oficinas e eventos, tais como o jantar, o aproveitamento integral dos alimentos como talos, cascas, folhas e sementes, evitando o desperdício com a criação de receitas fáceis e nutritivas que poderão gerar renda para a comunidade.

O jantar, fruto da parceria entre UNISUAM (com o projeto“Cozinhando o Desperdício: Aproveitamento Integral dos Alimentos”), Gastromotiva e Refettorio Gastromotiva, visa contribuir na luta contra o desperdício de alimentos, má nutrição e exclusão social.

O Refettorio Gastromotiva é uma iniciativa, trazida para o Brasil pelos chefs Massimo Bottura (Food for Soul), David Hertz (Gastromotiva) e pela jornalista Ale Forbes, por meio da qual chefs convidados e jovens talentos da Gastromotiva cozinham utilizando em suas receitas ingredientes excedentes que seriam descartados, mas que ainda estão bons para o consumo.

 

 

Confira o cardápio servido no jantar

20170313_175520

Entrada – Ovos a lá Diable

20170313_180721

Prato principal – Panqueca com bacon, abobrinhas salteadas com ervas e molho Al sugo

20170313_183810 Sobremesa – Sorvete de abacaxi, geleia de uva, creme de confeiteiro e suspiro

 





Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nenhum comentário