Aluna de Jornalismo lança livro com contos do universo dos blogs literários


Aluna de Jornalismo lança livro com contos do universo dos blogs literários

Mariana Mortani, blogueira e aluna do 4º período do curso de Jornalismo UNISUAM, lançou, no dia 28/05, o livro Blogueiras.com, que reúne histórias de oito blogueiras com personalidades e motivações que as tornam diferentes umas das outras, escritas por meninas que usam diários online como forma de expressão.

 

O conto “Arrisque-se”, abre o livro. Nele, conhecemos Bárbara, uma blogueira carioca que viaja para Londres com o objetivo de entrevistar, à pedido da Netflix, atores da sua nova série. No enredo, a personagem realiza o sonho de conhecer a cidade e se depara com um misterioso britânico e, mais à frente, ela acaba descobrindo que o rapaz possui um segredo relacionado ao fato de ele não se simpatizar com o mundo virtual e nem com pessoas que trabalham expondo suas vidas nas redes sociais. No decorrer da trama, a protagonista da narrativa mostrará à ele que nem sempre é assim que acontece e que, quando se está preparado para as consequências, sempre vale a pena arriscar. A história é bastante envolvente e a cada parágrafo lido, o leitor percebe que a jovem escritora tem muita intimidade com as palavras.

 

Processed with VSCO with a6 preset

Mariana com a Profª Vanessa Paiva, do curso de Comunicação Social da UNISUAM

 

O caso de amor de Mariana pelos livros começou muito cedo. Sua mãe, ex-aluna do curso de Ciências Contábeis da UNISUAM, durante a sua gestação, lia, ainda grávida para Mariana, e essa rotina permaneceu mesmo após o seu nascimento. A menina cresceu visitando livrarias e gostava de exercitar sua leitura toda noite antes de dormir. Durante a adolescência, ao 14 anos de idade, a moça teve a ideia de criar um blog literário a fim de incentivar a leitura entre seus amigos e, dessa forma, compartilhava sua opinião sobre os livros.

 

O blog literário de Mariana começou a ganhar seguidores e os comentários não demoraram muito a chegar. A partir desse momento, ela se deu conta que o negócio estava ficando sério e, logo, começou a frequentar eventos, fazer parcerias com autores, marcas e editoras, além de receber convites para apresentação de eventos, mediação de bate-papos e entrevistas de autores nacionais e internacionais.

 

Processed with VSCO with a6 preset

Mariana com a Profª Maria João, do curso de Comunicação Social da UNISUAM

 

Ao todo, ao longo dos anos, foram escritos seis livros – ainda não publicados – e Bárbara foi a sua primeira personagem criada. A autora conta que a ideia inicial seria criar uma blogueira que faria sua primeira viagem internacional. Ela tinha 20 anos e Mariana, 14 .

 

Seis anos depois e três dias antes do seu aniversário de 20 anos, surgiu o convite para a autora participar da antologia e ela precisava apresentar uma personagem. “Não tive dúvidas de que era hora de apresentar a Bárbara para o mundo. Comecei a escrever um novo capítulo da história da minha personagem no dia seguinte ao meu aniversário e tendo certeza de que as coisas acontecem porque tem que acontecer. Assim como ela diz em um determinado trecho do livro: não acredito em coincidências”, lembra Mariana, que depois de tantos anos após a criação da personagem, conseguiu entender melhor sua personalidade.

 

Para ela, seu maior desafio foi o limite de páginas, uma vez que ela começou a escrever e as ideias não paravam de vir à sua mente e a cada frase concluída, a personagem se tornava cada vez mais próxima à autora, de modo que Mariana não conseguia deixar certas situações, mensagens ou diálogos de lado. E assim, o conto “Arrisque-se” tornou-se o mais longo do livro.

 

Com a publicação do seu conto no livro, a aluna relata que alcançou o objetivo de passar, mesmo em poucas páginas, mensagens reflexivas para seus leitores, fazendo uso de uma narrativa simples e que possibilita uma leitura rápida. Ela não esconde a felicidade por receber o feedback  dos leitores e, confessa que está amando saber que o público está compreendendo suas mensagens e está também sentindo na pele as emoções das aventuras de Bárbara em Londres.

 

5                         Lançamento do seu livro – Livraria da Travessa

 

“Mal posso acreditar ainda que autografei tantos livros e conheci leitores tão carinhosos e interessados”, disse eufórica. A agenda de Mariana está repleta de compromissos. Ela contou para a equipe da UNISUAM News que  no dia 17/06, estará presente na Livraria Travessa do Shopping Leblon, às 16h, para um bate-papo do blog “A Menina Que Comprava Livros” e que também estará presente, juntamente com as outras autoras na XVIII Bienal Internacional do Livro no Rio, que acontecerá entre os dias 31 de agosto e 10 de setembro, no Rio Centro e que também está se programando para um possível evento em São Paulo e outro na Zona Norte do Rio de Janeiro.

 

4uni                       Na UNICOM – Semana de Comunicação da UNISUAM

 

Além de ser uma amante fiel da leitura, a estudante fez aulas de mais de cinco modalidades de dança, cursou idiomas, praticou aulas de karatê e desenho, entretanto, conseguia dividir bem o seu tempo entre essas atividades e seu blog – que já atingiu a marca de 18 mil visualizações mensais e de quase 400 mil visualizações no seu canal do Youtube. Ela conta que sempre foi apaixonada por informar, adorava escrever sobre qualquer assunto, lia mais de 100 livros por ano e também costumava ler jornais impressos todos os domingos, e se lembra que a palavra “jornalista” chamava a sua atenção ainda na fase de alfabetização, aos 5 anos. Segundo ela, essa é justamente a fase em que as crianças começam a dizer o que querem ser quando crescerem e desde essa época ela já demostrava o desejo de se tornar jornalista. E a cada semestre estudado, Mariana se sente realizada e orgulhosa por ser aluna de ótimos professores e profissionais como Vanessa Paiva, Mirian Magalhães, Maria João Palma e Altayr Derossi. No ano passado, a aluna participou da UNICOM – Semana de Comunicação da UNISUAM – como integrante da mesa de debate “ Comunicação e o Ambiente Virtual”, ao lado de outros profissionais ligados ao segmento.

 

“Espero continuar incentivando a leitura e meu amor pela literatura por aí. Como escritora, quero continuar apresentando minhas histórias para os leitores, sempre transmitindo mensagens importantes e protagonistas marcantes. Como jornalista, quero ser uma boa contadora de histórias, adquirir mais experiência e trabalhar com o que realmente gosto, sempre com ética e paixão”, finaliza a aluna.

 

Links relacionados:

Blog: www.magialiteraria.net
Canal: www.youtube.com/magialiteraria
O livro: https://youtu.be/5q2ys_98j8Q
Respondendo perguntas sobre o livro: https://youtu.be/HtCg55zj33U

 

Para comprar o livro da Mariana envie email para magialiteraria.contato@gmail.com

 

 

 

 

Quer estudar com a gente?

 

MATRÍCULAS ABERTAS

 

 

 

Conheça o curso de Jornalismo UNISUAM!

Para mais informações, ligue (21) 3882-9797





Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nenhum comentário