Alumni UNISUAM transforma sua doença em reconhecimento acadêmico


Alumni UNISUAM transforma sua doença em reconhecimento acadêmico

news_egresso-1

A cada dia vemos pela mídia os relatos de pessoas que tiveram sua história de vida mudada pelas doenças ou condições de saúde adquiridas. Infelizmente há muitos finais tristes nestes casos. Mas, para algumas pessoas, como o Alumni UNISUAM da Licenciatura em Educação Física, Roberto Rocha Gouveia, estas histórias podem levar a conquistas pessoais positivas, ainda que com alguns obstáculos.

Roberto é portador da Síndrome do Anticorpo Anti-Fosfolipídeo (SAF), uma doença crônica também conhecida como Síndrome de Hughes. A doença ocasiona o aumento da produção de anticorpos, que afeta a corrente sanguínea e pode levar a doenças como trombose, devido ao acúmulo de coágulos (ou trombos) que podem obstruir a passagem de sangue pelas veias e artérias.

A descoberta de sua condição aconteceu aos dezoito anos, quando Roberto ainda cursava o Ensino Médio. Após os problemas de aprendizado e “apagões” sofridos por Roberto na infância, sua vida passou por diversas mudanças (como a separação de seus pais e seu refúgio na musculação) que intensificaram os sintomas. Depois de um princípio de infarto, que lhe deixou com sequelas sérias, o encaminhamento a um neurologista iniciou um processo investigativo que terminou com o diagnóstico de SAF.

Esta história e a tarefa de seguir seu aprendizado na carreira de Educação Física fazem parte de sua monografia, com o título “O ALUNO COM DOENÇA CRÔNICA: um estudo de caso sobre a Síndrome do Anticorpo Anti-Fosfolipídeo (SAF) e a prática de atividade física”. Nela, o Alumni UNISUAM faz um estudo de sua própria vida, seus sintomas, seu diagnóstico e o impacto nela na prática de sua carreira, uma história que comoveu os professores pela experiência e também pela qualidade com a qual sua situação foi apresentada no trabalho.

A história de sua vida, que poderia ser apenas de luta pela sua saúde, ajudou a trazer reconhecimento ao seu caso e ao seu futuro profissional. Sua monografia foi transformada em artigo e integrará, em breve, a publicação acadêmica da UNISUAM voltada à sua área, a Corpus et Scientia.





Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nenhum comentário