Adaptabilidade no Ensino e o Compromisso com a Educação


Adaptabilidade no Ensino e o Compromisso com a Educação

Foto: Fernando Salles


Você sabe o que a UNISUAM e a pandemia têm em comum? A pandemia tem nos propiciado aprender, assim como a UNISUAM já ensinou, tem ensinado e esperamos ensinar, ainda mais, muitas pessoas a aprenderem mais e melhor.

A pandemia do COVID-19 acelerou mudanças e antecipou novos cenários em diferentes áreas. Tendências que levariam meses, talvez anos, para acontecer, estão chegando sob pressão e todos nós estamos aprendendo a pilotar um avião em pleno voo. 

A educação acompanha as transformações sociais sejam elas de qualquer ordem e durante o distanciamento social não seria diferente. Desenvolvemos novas habilidades e, explorando competências, estamos nos reinventando a cada dia mais. A criatividade e a adaptação estão sendo fundamentais para enfrentar este momento tão complicado e inédito para todos nós. 


(Leia mais: UNISUAM – Cuidando de você mesmo longe)


O compromisso UNISUAM com o nosso aluno e com a busca pela excelência no Ensino é para a vida toda! Por isso, diante desta nova situação na qual estamos todos inseridos, todo o nosso corpo acadêmico se encubiu de avaliar o melhor formato, ampliando as funcionalidades de nossas ferramentas tecnológicas, para que o nosso aluno continuasse a receber o conteúdo programático e todas as medidas possíveis estão sendo tomadas para não alterar o Calendário Acadêmico, de forma a não impactar na formação. 

AS AULAS DOS CURSOS PRESENCIAIS estão sendo ministradas integralmente pelos mesmos Professores, de forma remota e em tempo real, no mesmo horário e com o mesmo conteúdo adaptado para ambientes tecnológicos virtuais, como Google Classroom, Hangouts, Google Meet, Google Drive, e-mail, biblioteca virtual, laboratórios virtuais, dentre outros.


(Leia mais: A Pedagogia como base da reinvenção do professor)


Se as lojas, comércios, mercados e diversos serviços estão precisando encontrar novas formas de fazer o que sempre fizeram, com a faculdade não é diferente. Adaptar as aulas presenciais para continuarem sendo entregues com a qualidade de excelência que prezamos, de forma remota, tem sido um grande desafio para os professores, que estão atendendo às novas demandas com muito empenho e conseguindo resultados incríveis.

Eliene Tozetto, Docente do curso de Arquitetura e Urbanismo UNISUAM, é uma delas. Ela leciona a disciplina “Plástica na Arquitetura” e, sendo a sua disciplina essencialmente para compreender a produção de modelos reduzidos, o problema que ela tinha que resolver era orientar algo tão prático de forma remota e questões como compra de material, falta de espaço adequado para fazer maquete e a presença de crianças em casa também sensibilizaram a professora. 


(Leia mais: Criatividade e reinvenção nas aulas de Arquitetura e Urbanismo)


Para tornar o conteúdo acessível a todos, ela utilizou o Google Apresentações como ferramenta de aula. Eliene ensinou a turma a utilizar a ferramenta, deu uma série de aulas sobre processo criativo e trabalhou toda a disciplina dentro do plano visual da tela do computador. Os alunos fizeram análises gráficas de Arquiteturas e usaram o processo criativo que, normalmente, seria cortando e colando papel, mas, dessa vez, aplicaram isso nas pranchas virtuais.

Os alunos que estão produzindo TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC’s), assim como os alunos do Mestrado e Doutorado que vão apresentar as suas qualificações, que têm as orientações realizadas remotamente, nos moldes do que foi feito com as aulas presenciais, estão com o período de realização das bancas de avaliação mantidos. 


(Leia mais: UNISUAM produz máscaras em impressoras 3D pra profissionais de saúde)

A Instituição também tem buscado, em parceria com as empresas nas quais os nossos alunos realizam o ESTÁGIO CURRICULAR, prorrogar os contratos para que todos possam concluir o cumprimento das horas exigidas ainda neste semestre letivo, bem como temos viabilizado ESTÁGIOS EXTRACURRICULARES para que eles continuem a colocar em prática os conhecimentos adquiridos.


(Leia mais: Mova-se: home office mais saudável e produtivo)

Os cursos da área da Saúde, por exemplo, em parceria com o setor de Gente e Gestão, têm realizado diversas ações voltadas ao cuidado de nossos colaboradores, como aulas laborais, via Google Meet, orientadas pelos professores das disciplinas de estágios.

A COLAÇÃO DE GRAU de  todos os cursos estão mantidas, sendo realizadas de maneira remota, via Google Meet. Ainda, em atenção à Portaria nº 383, de 09 de abril de 2020, do Ministério da Educação, a UNISUAM ANTECIPOU A COLAÇÃO DE GRAU dos alunos matriculados no último período letivo dos CURSOS DE ENFERMAGEM, FARMÁCIA E FISIOTERAPIA, que completaram mais de 75% da carga horária do Estágio Supervisionado, e que atenderam aos pré-requisitos determinados pela IES.


(Leia mais: Parceria entre UNISUAM e Cozinhas do Bem distribui refeições no Rio de Janeiro)

Nesse período de distanciamento social, o Núcleo de Apoio Psicopedagógico – NAPp UNISUAM permanece a todo vapor, promovendo acessibilidade aos alunos com necessidades específicas atendidos pelo programa UNISUAM INCLUSIVA. 


(Leia mais: Monitoria online pra estudantes de Fisioterapia)


Por meio dos atendimentos online, o núcleo abre espaço de escuta aos alunos que enfrentam questões diversas durante essa jornada de aulas e avaliações remotas, assim como também para os nossos docentes, além de disponibilizar monitoria para as disciplinas.

Alguns cursos também têm promovido monitoria acadêmica online com iniciativas como o Nós por Nós e Estamos Nessa Juntos, dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Fisioterapia, respectivamente.


(Leia mais: Alunos do curso de Arquitetura UNISUAM criam canal virtual de monitoria)

O desafio foi lançado  e, em uma grande rede, tanto a Diretoria de Ensino quanto Coordenadores, professores e a equipe acadêmica estão aprendendo a usar novas ferramentas tecnológicas, compartilhando saberes, construindo uma nova maneira de ensinar e, hoje, vemos quantas possibilidades foram construídas. 

Vamos juntos!



Quer estudar com a gente?


Conheça os cursos de Graduação UNISUAM!



Para mais informações, ligue (21) 3882-9797





Luana Medeiros

Por

Analista de Comunicação e MKT/Jornalista/Revisora - Especialista em produção de conteúdo com foco em alta performance

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nenhum comentário