ABFC promove o II Campeonato Brasileiro de Futebol em Cadeira de Rodas na UNISUAM


 ABFC promove o II Campeonato Brasileiro de Futebol em Cadeira de Rodas na UNISUAM

power_soccer_news

UNISUAM abre as portas para a modalidade também conhecida como Power Soccer que ganha cada vez mais força no país

Futebol sobre quatro rodas, em que os atletas fazem as jogadas, comandando suas cadeiras de rodas motorizadas. É o que os cariocas vão ver nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, quando acontece o II Campeonato Brasileiro de Power Soccer, no Ginásio Poliesportivo da UNISUAM, em Bonsucesso, com entrada franca.

Quatro times irão participar: Novo Ser A e Novo Ser B, do Rio de Janeiro, e QuatroporQuatro e Special Fênix, de Curitiba. Ao todo, 22 atletas disputarão o título, que ano passado foi conquistado pelo clube carioca, Novo ser. O evento está sendo promovido pela Associação Brasileira de Futebol em Cadeira de Rodas (ABFC) – entidade criada para gerir o esporte no país –, em parceria com a empresa 213 Sports e apoio da UNISUAM.

A primeira edição foi um sucesso, abrilhantada pela presença de personalidades como os ex-jogadores do Botafogo, Túlio Maravilha e Gonçalves; os atores Thierry Figueira e Danielle Winits; e a presença marcante do eterno galinho Zico, que entrou em quadra na partida final e deu o pontapé de abertura da decisão, contagiando a todos os presentes.

O novo esporte ainda é desconhecido por muitos, mas fácil de entender por ter regras semelhantes as do futsal e do futebol de campo. É um jogo unissex, praticado por pessoas de todas as idades, com baixa mobilidade, que necessitam de cadeiras de rodas motorizadas no seu dia a dia. Oito jogadores ficam em campo: três na linha e um no gol para cada lado.

Os atletas comandam a bola por uma grade acoplada à parte da frente da cadeira, conhecida como footguard. O equipamento também funciona como proteção do jogador, assim como a faixa na altura do abdômen e nos pés do atleta, que garantem sua segurança em caso de choque. O jogo é realizado em dois tempos de 20 minutos, com intervalo de 10. Já a bola, tem em torno de 32,5 cm, um pouco maior que as tradicionais, e as medidas da quadra são as mesmas das de basquete.

De acordo com Ricardo Gonzalez, Presidente da ABFC, o objetivo com o evento é consolidar o esporte no país e incentivar mais pessoas a praticar, bem como estimular a criação de novos times em todo o Brasil. Ricardo acredita que o Power Soccer é, antes de tudo, um meio de inclusão.

 

A UNISUAM fica na Av. Paris, 72, Bonsucesso. O evento acontece nos dias 30 de novembro, das 14h às 18h, e 1º de dezembro, das 9h às 14h, e tem entrada franca.

 





Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nenhum comentário