A Universidade no Séc. XXI – Desafios e Perspectivas


A Universidade no Séc. XXI – Desafios e Perspectivas

Profª Palestrante Raquel Villardi - UERJ A palestra ministrada pela da Profa. Dra. Raquel Villardi teve como foco a apresentação dos desafios do Ensino Superior

 Com o tema “A Universidade no Séc. XXI – Desafios e Perspectivas”, a palestra da Profa. Dra. Raquel Villardi, realizada no dia 18/02, no turno da noite, do VIII Simpósio Docente UNISUAM, teve como foco a apresentação dos desafios do Ensino Superior, tendo como fio condutor a apresentação do perfil atual dos alunos que estão chegando a esse nível de ensino. Foram apresentados resultados de uma pesquisa do PNAD – 2010, identificando alguns aspectos que influenciam o processo de aprendizagem dos alunos.

Segundo a Profa. Raquel, o estudante que hoje consegue chegar ao Ensino Superior já passou pelo desafio da Escola Básica e representa apenas 11% da população brasileira.

Apesar do grande avanço em relação à obrigatoriedade da Escola Fundamental e do Ensino Médio, garantida pela LDB, nem todos conseguem concluir a escolaridade básica e sequer sonhar com a possibilidade de ingresso no Ensino Superior.

Os que ainda conseguem concluir o Ensino Médio estão chegando ao Ensino Superior e isso pode representar uma grande mudança social, porque, segundo as pesquisas, o fato de algum membro da família chegar nesse nível de educação, tem a possibilidade de ser o referencial para a próxima geração. Então, o desafio que está posto é garantir a aprendizagem efetiva de nossos estudantes para que uma mudança significativa se efetive.





Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nenhum comentário