A Universidade no Séc. XXI – Criatividade e Conhecimento


A Universidade no Séc. XXI – Criatividade e Conhecimento

Ex alunos e amigos da Profª Dra. Nilda Teves FerreiraO Simpósio teve sua abertura no dia 18/02, pela manhã, com a palestra da Profa. Dra. Nilda Teves Ferreira, desenvolvendo o tema: “A Universidade no Séc. XXI – Criatividade e Conhecimento”

A palestra foi iniciada com um paralelo discutido sobre os tempos passados e o mundo atual, o novo e a descontinuidade. A rapidez intangível e a não linearidade, lembrando que temos que estar cada vez mais atentos.

Destacou, ainda, o papel da Universidade no auxílio aos acadêmicos, no foco de seus objetivos.Teceu considerações sobre a influência da mídia na produção social do desejo, provocando, com isto, o aprisionamento na manipulação do consumo com relevância na questão “como se estar no mercado sem se apresentar como mercadoria”.

Pontuou como relevante o conhecimento como moeda básica na era da globalização – que favorecerá a análise de risco. Ponderou a necessidade do aprimoramento na gestão de mudança sem que se seja alterado o qualitativo. Para tanto, há que se “aprender a desaprender” para que se alcance novos paradigmas – para, então, inovar.

A Profa. Nilda nos lembrou da responsabilidade que temos na formação da nova geração, motivá-los, aprendermos com este feito e nos tornarmos mais gente.

Frisou que não bastam os conhecimentos técnicos se não  formos capazes de desenvolvermo-nos como seres humanos. E, finalmente, deixou em nossas mentes o pensamento do rio que caminhando para o oceano precisa desaparecer para tornar-se maior, mais forte e mais qualificado.

O Núcleo de Apoio ao Empreendedorismo da UNISUAM – NAE também esteve presente no evento com a fala elucidativa e empolgante do Coordenador do NAE, Prof. Eduardo Nogueira. Ele explicou como funcionará o processo de incubação de ideias no Núcleo e convidou o corpo docente a trazer ideias originais próprias e de seus alunos para que sejam desenvolvidas junto ao grupo de especialistas do NAE. O tema gerou grande interesse e muitas perguntas por parte do público presente.

Para saber mais sobre os projetos do NAE, entre em contato pelo telefone 3882-9943

 





Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nenhum comentário