A Pedagogia como base da reinvenção do professor


A Pedagogia como base da reinvenção do professor

Principal aliada na construção do conhecimento e dos métodos de aprendizagem, a Pedagogia é a base da reinvenção do professor neste momento pelo qual passamos.


A pandemia do COVID-19 acelerou mudanças e antecipou novos cenários em diferentes áreas. Tendências que levariam meses, talvez anos, para acontecer, estão chegando sob pressão e todos nós estamos aprendendo a pilotar um avião em pleno voo. 

No setor educacional não é diferente. A pandemia forçou uma transformação na construção do conhecimento e nos métodos de aprendizagem, que têm, hoje, a Pedagogia como base e principal aliada na reinvenção da carreira do professor.

O Pedagogo é o profissional que estuda a educação como ciência, compreendendo o papel fundamental do processo educativo na formação de crianças, jovens e adultos, garantindo o seu direito à aprendizagem para que possa exercer a cidadania e se inserir no mundo do trabalho.


(Leia mais: Criatividade e reinvenção nas aulas de Arquitetura e Urbanismo)


A educação acompanha as transformações sociais sejam elas de qualquer ordem e durante o distanciamento social não seria diferente. 

De acordo com a Profª Stella Rocha, Coordenadora do curso de Pedagogia UNISUAM, diversos professores estão se reinventando para garantir que a educação cumpra o seu papel em socializar informações, possibilitando a construção do conhecimento.

“Vários colegas estão se estruturando para adaptar as suas aulas presenciais para videoaulas, propondo atividades de acordo com a faixa etária e relacionando os conteúdos que, porventura, podem ser tratados em conjunto com as famílias”, afirma ela.


(Leia mais: Como organizar a rotina das crianças na quarentena)


Segundo Stella, é importante, também, destacar que o planejamento docente está sendo totalmente reestruturado.

“Nenhum curso de formação de professores ousou um dia pensar ou mesmo preparar professores para o que estamos vivendo. Preparamos docentes para que olhem os seus alunos, percebam as mudanças corporais e alinhem os seus planejamentos à especificidade do grupo que teria em uma sala de aula. Agora, professores devem planejar pensando nos espaços e materiais que as crianças têm em casa e é nessa perspectiva do incerto que os professores consolidam e recriam as suas práticas”, observa ela. 

Os professores não sabem tudo, mas são preparados para buscar e desenhar a sua formação com os desafios que lhe são lançados e hoje vemos quantas possibilidades foram construídas. Em uma grande rede, professores estão aprendendo a usar novas ferramentas tecnológicas, estão compartilhando saberes e construindo um futuro outro.

“Os Pedagogos não dominaram o mundo ainda porque estão planejando os últimos detalhes. Temos uma formação ampla que permite atuar em diferentes frentes”, conclui, de maneira espirituosa, Stella.



Vem fazer Pedagogia com a gente! Vem ser UNISUAM!



Conheça o curso de Pedagogia UNISUAM


Para mais informações, ligue (21) 3882-9797





Luana Medeiros

Por

Analista de Comunicação e MKT/Jornalista/Revisora - Especialista em produção de conteúdo com foco em alta performance

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nenhum comentário