Curso de Capacitação em Gastronomia Vegana está com vagas abertas


download (18)

O curso de Capacitação em Gastronomia Vegana do Pra Quem Faz, plataforma de cursos livres da UNISUAM, está com inscrições abertas para a sua 2ª turma, que contará com a mesma excelência e infraestrutura da edição anterior, além de novos conteúdos, novas receitas, maquinários e insumos.

Com início em 10/03, o curso, arquitetado com todo primor, fornece suporte e embasamento teórico-prático por meio de profissionais de vanguarda, firmemente ancorados no vegetarianismo ético, ambientalismo, naturalismo, agroecologia, consumo consciente e coerência ao veganismo, com lastro reconhecido em suas atividades.

O conteúdo programático é elaborado de forma a propiciar aos alunos a vivência e a sabedoria da filosofia vegana conciliada à gastronomia de nível elevado. As primeiras disciplinas trarão a compreensão sobre o veganismo de uma forma geral, trazendo a sua história, motivações e aspirações, bem como praticá-lo. Será explicado, ainda, como conhecer os selos e os rótulos de produtos, assim como também empresas, sites, restaurantes, chefs, livros, filmes, além de abordar conhecimentos, tais como a relação com a agroecologia, o uso integral dos alimentos e meios de comunicação especializados e como fazer da dieta vegetariana estrita um meio nutricional para a longevidade, vida plena e sadia sem abjurar dos prazeres da mesa.

A concretização dessa imersão se dará por meio do projeto final feito pelos próprios alunos, sob orientação dos docentes, que serão estimulados a trabalhar no desenvolvimento de produtos destinados à comercialização como empresário do próprio negócio, em restaurantes do nicho vegano e da alimentação social, assim como personal chef.

Faça já a sua inscrição!

 

 

Ugo Teixeira Werneck Vianna (Projeto e Coordenação)

Coordenador do Curso de Capacitação em Gastronomia Vegana (Extensão), Pesquisador, Projeto de Extensão da Horta Agroecológica da UNISUAM/BS, Mestre em Desenvolvimento Local pelo Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM, 2015), Pós-Graduado em Planejamento e Gestão de Restaurantes com extensão em Didática do Ensino Superior pela Universidade Estácio de Sá (2008), Graduado pelo Curso Superior em Gastronomia e Culinária (2002) e Curso Superior de Produção e Marketing Cultural pela Universidade Estácio de Sá (2000). Atuou como chef, consultor gastronômico (conceito, estratégia, gestão, food design) e empresário (Ex-Gourmet Factory, atual Vegan Factory), é Professor do Curso Superior em Gastronomia da UNISUAM (desde 2012) e conteudista das disciplinas de Ecogastronomia e Técnicas em Preparos de Vegetais, tendo lecionado em outras IES’s de 2009 a 2016. Autor do livro: Programa de Alimentação Vegana nas Escolas Públicas: um manual para saúde brasileira (2016), ISBN: 978-85-921660-0-7. Protetor voluntário e independente, Defensor e Ativista pelo Veganismo, Causa Animal e Ambiental.

 

Regina Gondo e Juliana Gondo

Regina Gondo e Juliana Gondo são mãe e filha e donas da Cake Vegan Cake – primeira confeitaria vegana do Rio de Janeiro – e referência nacional em sua área. A confeitaria existe desde 2013 e tem uma sólida reputação entre público e crítica. A dupla promove workshops desde 2015, bem como consultorias para empreendedores interessados na confeitaria vegana, com grande sortimento de produtos sem glúten e sem açúcar. Hoje, atuam na Cake Vegan Cake Academy ministrando cursos online completos sobre confeitaria e panificação vegana.

 

Inês Braconnot

Formada pela Matthew Kenney Culinary (EUA), uma escola de culinária de raw food, como é conhecida no mundo todo a alimentação vegetariana e crua. Em 2015 lançou o livro “Cozinha sem Fogão” pela Editora Senac e, em 2016, abriu o primeiro restaurante contemporâneo sem um fogão, o RÓ raw&wine, no Rio de Janeiro, sendo aclamada pela crítica.

 

Clarindo Aldo Lopes

Doutor em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Agronomia da UFRRJ. Assessor da Reitoria da UFRRJ entre março de 2004 a março de 2017. Entre 2012 e 2017, coordenou a produção vegetal de orgânicos especificamente para o Restaurante Universitário da UFRRJ. Publicou artigos, resumos e capítulos de livros nas áreas de Ciências Agrárias, Educação Agrícola e Agroecologia. Atuou na Coordenação do Curso de Agronomia e na Direção do Instituto de Agronomia. É militante da reforma agrária, bem como atuante em temas relacionados a agroecossitemas, soberania alimentar, nutricional e locavorismo, capacitação e mecanização do pequeno e médio agricultor familiar, revitalização de áreas inférteis, mananciais e lacustres*, aumento da produtividade em vegetais orgânicos, agricultura natural e florestal e permacultura, conceitos indissociáveis à agroecologia vegana, sem uso de esterco e húmus de minhoca, utilização de adubação verde (forrageio de leguminosas), bokashi, e compostagem de rejeitos vegetais.

*O Prof. Dr. Aldo Lopes revitalizou o lago da Universidade Rural trazendo a vida campestre selvagem aquática, ornitológica e das capivaras e outros mamíferos do bioma local.

 

Verena Buschle

Proprietária e consultora da SAL – Saúde Através da Alimentação, se dedica à transmissão dos conhecimentos teórico-práticos da alimentação naturalista vegana e crudivegana e se aperfeiçoou na fabricação artesanal dos queijos veganos vivos, fermentados e maturados por inoculação de cepas de fungos, substituindo o leite das fêmeas de mamíferos por leites vegetais, com o controle e respeito das etapas dos processos anaeróbicos envolvidos na fermentação lática, resultando em queijos genuinamente frescos, nutritivos e sensorialmente fidedignos.  Dá mentoria para pessoas que querem aumentar o seu bem-estar e amor-próprio por meio do ganho de consciência e percepção quanto ao que as alimenta, orientando para essa transição por instrumento de receitas, técnicas, substituições e explicações dos processos internos. Pesquisadora autodidata do efeito físico e psíquico dos alimentos para o aumento das potencialidades. Egressa da primeira turma do Curso de Capacitação em Gastronomia Vegana da UNISUAM (2017).

 

Diego Amaral

Empresário no segmento Vegan Food e imergiu na especialização da alimentação livre de produtos de origem animal e natural. As proficiências técnico-acadêmicas adquiridas na alimentação vegana se fundamentaram após participar de cursos de variadas vertentes, que vão do raw food e fermentação, passando pela confeitaria, junk food e gastronomia ayurvédica. Trabalhos recentes em restaurantes, workshops e eventos: Oficina Culinária (Florianópolis); Parceria com a Nutricionista Gismari Bertoncello (Florianópolis); Restaurante Reino Vegetal (RJ); Primavera Vegana (Atual Coletivo Primavera, RJ); Feira Vida Liberta (Ipanema/RJ) e Ipanema Urbana (FoodTruck e Comida de Rua); Void General Store – House Of Food, Botafogo/RJ; Proprietário da label Godiê Culinária Vegana (instagram@godievegano). Egresso da primeira turma do Curso de Capacitação em Gastronomia Vegana da UNISUAM (2017). Defensor e Ativista pelo Veganismo, Causa Animal e Ambiental.

 

 

 

 

 

 

 

 

Tags:, , ,

4 comentários até agora.

  1. José carlos disse:

    Esse curso de capacitação e para univertarios ou com ensino médio completo, existe restrição de idade.
    Qual o endereço da Unisuam ou telefone para contato e preço do curso de capacitação.

    • UNISUAMNews disse:

      Olá, José Carlos

      A UNISUAM possui 4 Unidades (Bangu, Bonsucesso, Campo Grande e Jacarepaguá). O curso é realizado na Unidade Bonsucesso, localizada na Av. Paris, 84 – Bonsucesso – RJ. Você pode entrar em contato pelo (21) 3882-9797.

      Atenciosamente,
      Equipe UNISUAM

  2. Debora disse:

    Gostaria de saber quando será aberta novas vagas para ingressar no curso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *