Construa um perfil campeão e se destaque no Linkedin


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Você sabia que o Brasil ocupa a 3º posição entre os países mais presentes na rede?

O LinkedIn é a maior rede de profissionais do mundo, sendo uma ferramenta cada vez mais importante para quem busca uma melhor colocação no mercado.

O site caiu nas graças das empresas e usuários brasileiros e o país ocupa, hoje, a 3º posição entre os países mais presentes na rede.

De acordo com um estudo realizado pelo LinkedIn, 31,3% dos brasileiros disseram que não contratariam alguém que não tivesse perfil na rede. Por isso, se você ainda não está lá, está na hora de criar o seu perfil.

E não basta apenas se inscrever, faça do seu perfil no LinkedIn um perfil campeão e aumente as suas chances de se destacar. Veja algumas dicas de como explorar o potencial da rede na construção de sua identidade profissional online, ampliar a sua rede de relacionamentos e networking.

 

Perfis com fotos são 14 vezes mais vistos

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Perfil sem foto não é perfil. Selecione uma foto apropriada, mais sóbria e profissional. Afinal de contas, a imagem é a primeira forma de comunicação.

 

Escolha uma boa imagem de capa

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Seguindo a mesma linha de outras redes sociais, como Facebook e Twitter, recentemente o LinkedIn liberou para todos os usuários o uso de imagens de capa, funcionalidade antes habilitada apenas para os usuários Premium e empresas.

Este é mais um artifício visual do qual você pode se aproveitar para transmitir valores que estejam ligados à sua postura como profissional ou algo que tenha relação com você, reforçando a comunicação com os visitantes de seu perfil.

A imagem deve medir 1400×425 pixels e ser menor do que 4mb.

 

Personalize a url do seu perfil

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Compartilhar o seu perfil do LinkedIn em seu currículo ou na sua assinatura do e-mail pode ser um pouco complicado sem uma url amigável. Acesse o painel de edição de perfil e modifique a url destino da sua página para um termo que lembre seu trabalho, marca/empresa ou seu próprio nome. Veja alguns exemplos: br.linkedin.com/in/seunome/ br.linkedin.com/in/suaempresa/ br.linkedin.com/in/suamarca/ br.linkedin.com/in/umamensagemqualquer/

 

Atualize o seu status regularmente

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Fez um novo curso, tirou um certificado ou ganhou um prêmio? Acesse a sua conta e inclua essa nova informação. Não se esqueça de preencher campos como causas, organizações filantrópicas e projetos de voluntariado. As empresas também observam esta parte.

 

Use os recursos audiovisuais para se diferenciar

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A ferramenta é especialmente boa para profissões caracterizadas pelo forte impacto e apelo visual, como Arquitetura ou Design.

 

Defina o seu título profissional

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Logo abaixo de seu nome está uma das informações mais importantes do perfil no LinkedIn: o título profissional. Para otimizá-lo da maneira correta, você deve incluir a sua função (palavra-chave) e a empresa em que você trabalha.

Seu título é um dos principais responsáveis por atrair visitantes e fazer com que eles continuem lendo o seu perfil.

 

Capriche ao preencher a sua experiência profissional

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Ao preencher o campo com a sua experiência profissional, o coração do seu perfil, não meça esforços para torná-lo o mais completo possível. Além de incluir as datas específicas sobre o período que você trabalhou em cada empresa, liste detalhadamente todas as atividades desenvolvidas no cargo.

A riqueza dos detalhes neste ponto pode ser o diferencial para um possível avaliador, head hunter ou até mesmo para um profissional da área em busca de novas conexões para fazer networking.

 

Liste todos os seus principais pontos fortes

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Se você foi líder de equipe, liste a liderança como competência para que as suas conexões possam endossar as suas habilidades.

 

Siga empresas e faça parte de grupos

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Para manter-se ativo no LinkedIn é imprescindível fazer parte de grupos sobre assuntos que sejam pertinentes à sua atuação. Participe de discussões construtivas sobre assuntos que você conheça. Este tipo de conversa te auxiliará a ganhar visibilidade posicionando-se perante outros profissionais da área. Mas, é importante lembrar de não se envolver em discussões desnecessárias, pois elas são públicas e você estará sendo julgado pelos outros membros do grupo.

Outra dica para ficar atualizado no que acontece no mercado é seguir o perfil de algumas empresas que sejam referência em seu segmento.

 

Customize os convites para novas conexões

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Adicionar pessoas que trabalhem na mesma área que você é uma ótima maneira de fazer networking.

Mas, lembre-se: quando for solicitar uma nova conexão, certifique-se de se apresentar devidamente e deixar claro porque você deseja fazer parte da rede de contatos da pessoa.

 

Interaja com suas conexões

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Mandar parabéns por um novo emprego, por exemplo, faz parte da manutenção de um relacionamento.

 

Escreva artigos

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O LinkedIn possui uma funcionalidade que permite aos usuários escreverem publicações longas. Escolha um bom assunto para discorrer e escrever artigos. Isso atrai seguidores e ajuda a montar um networking forte na rede.

A melhor forma de interagir é trabalhar em um conteúdo interessante para quem o segue. Isso pode ser uma referência para a sua rede.

 

Não cometa erros de português

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Tenha bastante cuidado com todo o conteúdo que você incluir em seu perfil. Certifique-se de que não existem erros de digitação, concordância e de português em nenhuma das áreas nas quais você especifica a sua experiência ou em seu resumo pessoal.

Assim como em qualquer outro momento de sua vida profissional, erros de português serão prejudiciais para a sua imagem.

 

Tenha cartas de recomendação em seu perfil

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As recomendações são uma parte importante do processo de contratação, elas são uma característica-chave de seu perfil no LinkedIn.

 

Não minta

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Esta é a dica mais importante para que seu perfil do LinkedIn seja imbatível: não minta, nunca!

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