Aula inaugural da UNATI promove discussão sobre saúde emocional


download (5)

A Universidade Aberta à Terceira Idade – UNATI UNISUAM promoveu, dia 22/08, nas Unidades Bonsucesso e Jacarepaguá, a sua aula inaugural para o semestre 2017/2, que teve como tema “Saúde Emocional – Um Olhar para a Terceira Idade”.

A atividade, que contou com a participação da Psicóloga e Terapeuta Floral, Gina M.G. Sommerfeld, teve como principal objetivo apresentar o método de tratamento por meio da terapia floral, promovendo uma reflexão acerca de sua contribuição para a manutenção da saúde emocional do indivíduo na Terceira Idade, bem como analisar a importância da terapia floral como prática integrativa e complementar de saúde.

download (8)

Gina apresentou dados sobre o projeto implantado, em julho de 2016, na comunidade Riodades, no município de Niterói, Estado do Rio de Janeiro, onde a indicação de essências florais foi realizada por meio de escuta e acompanhamento terapêutico individual. A Psicóloga e Terapeuta Floral frisou, ainda, a importância do registro e coleta dos dados dessas iniciativas, que servem de base referencial aos demais estudiosos e praticantes do assunto.

A UNATI UNISUAM tem por objetivo propiciar a participação de pessoas da terceira idade no espaço universitário, por meio de atividades específicas voltadas para o desenvolvimento da consciência de cidadania e participação social em diferentes organizações políticas e sociais, além de estimular a convivência social com vistas à superação do preconceito e discriminação em relação ao idoso.

O programa da UNATI trabalha com módulos educativos, tendo como base os seguintes eixos norteadores: Saúde, Cultura e Educação. As atividades não apresentam uma estrutura hierarquizada, possibilitando ao aluno liberdade de escolha para frequentar as oficinas de sua preferência dentro do limite de vagas.

 

download (7)

Gina M.G. Sommerfeld

Psicóloga com formação em Psicologia da Saúde e Pesquisa. Especialização em Psicologia Social e Saúde Psicossomática. Atualmente, é Psicóloga Clínica coordenando o Espaço Psiquismo Saúde e Desenvolvimento Humano e Psicóloga Clínica no CBMERJ – 3ª Policlínica do Corpo de Bombeiros de Niterói junto à Equipe Multidisciplinar de Saúde na AFR – Associação Fluminense de Reabilitação e IDEHUM – Instituto de Desenvolvimento Humano.

Especialização em Terapia Floral no HESFA/UFRJ. Facilitadora autorizada pela Healingherbs-Florais de Bach e Sistema Ararêtama. Terapeuta Floral, coordenando o Espaço Psiquismo Saúde e Desenvolvimento Humano, onde desenvolve o Grupo de Estudos Florais – GEF. Idealizadora do I Encontro Multiprofissional de Terapia Floral Leste Fluminense e do Workshop “A Força D´Alma”. Atua no ambiente corporativo, levando o workshop “Alinhando Emoções, Alcançando Objetivos”. Atuou como Terapeuta Floral na Associação Brasileira de Terapia e Reabilitação – ABTR e Centro de Cardiologia Pediátrica – CECAPE.

Tags:,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *