UNISUAM e UTV: uma parceria de sucesso


17239838_1368215076587237_1718811839893711245_o

A TV Universitária do Rio de Janeiro – UTV completa, em 2017, a marca dos 18 anos de atuação no mercado televisivo. Um projeto inovador de televisão pública e educativa que reúne as principais instituições da capital fluminense, comprometidas com a educação superior.

Diferente dos demais canais de educação, a UTV é caracterizada pela veiculação dos programas desenvolvidos durante o processo de aprendizagem dos alunos dentro das próprias instituições associadas. Por reunir propostas diversificadas, a programação da UTV é composta por temas variados e de interesse público em geral, sobretudo para o telespectador carioca.

18405696_1337191406373353_1613571804_o

Atualmente, a UTV conta com a parceria da UNISUAM, iniciada em 2008, e de outras 6 instituições. Compondo a grade de programação da UTV, a UNISUAM, por meio do projeto de extensão Centro de TV, apresenta mensalmente 5 programas:

 

“Em Revista” – seleciona uma palavra-chave e aborda as diferentes visões sobre o tema. Como Arquitetura, Fotografia, Literatura, Jornalismo, Psicologia, por exemplo.

“Carioca” – apresenta temas relacionados ao Rio de Janeiro, passeando por sua história, peculiaridades e curiosidades. Uma forma de fazer com que o carioca conheça mais o local onde mora e a cultura de seu povo.

“Quadro a Quadro” – reúne projetos laboratoriais realizados pelos alunos em sala de aula. Uma coletânea de experimentos em Jornalismo que se revezam a cada programa. Além disso, o programa pode trazer o olhar da UNISUAM sobre alguns assuntos, histórias e curiosidades que cercam a Instituição.

“Especiais” – além da produção dos programas que compõem a grade de programação da UTV, o Centro de TV UNISUAM produz programas especiais e documentários a partir de trabalhos de pesquisa ou laboratório em busca de novas linguagens para a TV.

“Entre Nós” – programa no formato de talk show, com um apresentador e um convidado, trazendo fatos curiosos e de interesse público para universitários e o público em geral.

 

De acordo com a Profª Marcela Soalheiro, docente UNISUAM e responsável pelo Centro de TV, é a oportunidade de alinhar a teoria à prática que diferencia o aluno da UNISUAM. “Aqui o aluno tem a oportunidade de estar em contato direto com todas as fases da produção audiovisual e logo nos primeiros períodos da Graduação. Essa experiência transforma o processo de aprendizado do aluno, que passa a compreender com mais naturalidade a relação entre a teoria aprendida em sala de aula e a prática construída durante os exercícios de criação no Projeto de Pesquisa e Extensão. É esse alinhamento que promove o diferencial do aluno de Graduação na UNISUAM”, ressalta ela.

foto3

Toda a produção do Centro de TV é periodicamente veiculada no Canal 11 da NET-Rio. É possível também assistir aos programas por meio das redes sociais da TV UNISUAM.

Tags:, , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *