UNISUAM implementa símbolo oficial de acessibilidade do nanismo em sua sinalização


IMG-20170322-WA0024

Segundo a ABNT NBR 9050, norma técnica que estabelece requisitos básicos de acessibilidade, acessibilidade é a possibilidade e condição de alcance, percepção e entendimento para utilização, com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, inclusive seus sistemas e tecnologias, bem como outros serviços e instalações abertos ao público, de uso público ou privado de uso coletivo, tanto na zona urbana como na rural, por pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida.

Sempre visando ao desenvolvimento de todos os alunos sem distinção, a UNISUAM presa pela inclusão e participação. Partindo desta premissa, a Instituição acaba de incluir em suas placas de sinalização de acessibilidade o símbolo do nanismo, síndrome que afeta a constituição do indivíduo, gerando incapacidade de crescimento, ou seja, deficiência genética que provoca o crescimento esquelético anormal, em que a pessoa tem a altura muito menor do que a média das demais pessoas da mesma população. O processo de inclusão contou com a colaboração da egressa do curso de Serviço Social UNISUAM, Juliana dos Santos Carlos, que, ao visitar a Biblioteca, notou que havia ali os símbolos oficiais de diversas deficiências, mas não viu o que representava o nanismo. Em um primeiro momento, essa constatação a chocou, já que ela frequentou a Instituição por 5 anos e, durante este tempo, viu a questão da acessibilidade bem implementada.

Após relatar sua observação ao Reitor da UNISUAM, Prof. Arapuan Netto, via rede social, Juliana foi contatada pela equipe de Marketing da Instituição, que a informou que a sua solicitação seria atendida, o que deixou a muito feliz e emocionada.

Segundo Juliana, esse é um passo muito importante para a Universidade, uma vez que garantir a acessibilidade garante a dignidade para o cidadão, visto que não é uma limitação física, ou sensorial, que o impedirá de se transformar em um profissional. Ela ressalta, ainda, que, ao chegar no mercado de trabalho, as pessoas com deficiência já enfrentarão diversos desafios, mas se eles tiverem o apoio de uma faculdade que os suporte, eles estarão melhor preparados e mais fortalecidos.

A UNISUAM está em constante evolução para tornar cada vez mais acessível suas instalações e canais de comunicação implementando ações como instalação de piso tátil, manutenção do ambiente virtual adaptando-o para acessibilidade, além da capacitação de seus colaboradores para atuarem de maneira adequada em relação às necessidades dos PcD’s.

 

 

 

 

Tags:, , ,

4 comentários até agora.

  1. Fernando Vigui disse:

    Legal! Neste símbolo me senti representado.

  2. mila poci cabral disse:

    Excelente iniciativa!Obrigada pela visibilidade que esse gesto promove!

  3. Gisele Rocha disse:

    Sou jornalista formada pela UNISUAM, e tenho uma filha com nanismo, de 5 anos. Fico realmente feliz pela iniciativa de inclusão da universidade. Mais um ponto positivo para a UNISUAM. Parabéns!

  4. Sebastião David disse:

    Ótimo adesivo. Gostaria de ganhar este adesivo para colocar no carro na traseira por fora.Eu tenho acondroplasia.quero muito ganhar este adesivo. Obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *