Consultor de Gestão de Carreiras UNISUAM fala sobre a previsão do cenário econômico para 2017 e dá dicas comportamentais para se destacar em meio à crise


 15879122_10206111216578377_1114709310_n

“O lema atual é fazer mais com menos!”

Com esta frase, André Sih, que é Headhunter, Consultor de Gestão de Carreiras e Coordenador de cursos de Graduação e Pós-Graduação UNISUAM, faz um breve panorama sobre a crise econômica mundial enfrentada no último ano, suas consequências, previsões para o cenário econômico em 2017, além de dar dicas comportamentais para se destacar em meio à crise.

André ressalta que estar em constante atualização é primordial para que estejamos sempre capacitados a nos adaptarmos e atendermos às demandas do mercado de trabalho. Ele cita, ainda, que as pós-graduações que estarão em alta em 2017 são principalmente nas áreas de Finanças, Fusões & Aquisições, Governança Corporativa, Negócios, Data Analytics e Big Data.

 

 

  1. Qual a sua previsão para 2017?

Embora se espere uma ligeira recuperação em relação à 2016, o mercado de forma geral em 2017 será desafiador para as instituições brasileiras e seus colaboradores. Estamos vivenciando um cenário doméstico ainda turbulento no âmbito político que ocasiona incerteza também na economia. Os investidores e as empresas tipicamente são avessos às incertezas. Mesmo assim, algumas carreiras, ainda que não imunes às crises, se mantêm menos atingidas devido neste momento as empresas priorizarem a redução de despesas, eficiência operacional e otimização de processos, que são formas de compensarem eventuais reduções em suas receitas e aumento de inadimplência. Essas carreiras são:

 

  1. Finanças: Profissionais de finanças são fundamentais para a otimização dos recursos financeiros e redução de despesas. Os profissionais de Controladoria, Tributação, Contabilidade, Contratos, Suprimentos, Compliance e Riscos merecem destaque por impactar diretamente na redução de custos.
  1. Vendas: Profissionais capazes de gerarem novos negócios e de áreas estratégicas como Inteligência de Mercado, em destaque os Executivos de Novos Negócios, Gerentes de Contas, Gerentes de Trade Marketing, Consultores Comerciais, Especialistas e Advogados de Fusões & Aquisições.
  1. Tecnologia: Em um mundo cada vez mais digital e conectado à internet, em que bilhões de reais são faturados com poucos cliques de mouse, profissionais das áreas de Mídias Sociais, Experiência do Usuário, Inteligência de Negócios (Business Intelligence), Inteligência Competitiva, Inteligência Artificial, Ciência de Dados (Big Data), Computação em Nuvem e Segurança da Informação estão cada vez mais em alta devido aos seus perfis analíticos capazes de otimizar as iniciativas das empresas para a conquista assertiva de novos clientes em uma quantidade colossal de dados, melhoria da segurança digital, bem como otimização de processos de forma a reduzir investimentos e aumentar o retorno. Este cenário promissor impacta nas áreas de desenvolvimento de software, que continuam demandando profissionais especializados, principalmente em Java, .Net, Python e Ruby.

 

 

  1. Pode nos passar 10 dicas comportamentais, tipo 10 passos que a pessoa deve darpara garantir uma recolocação no mercado, em 2017?

As dicas abaixo são tanto para quem busca uma recolocação, quanto para quem deseja não somente sobreviver à crise, mas também continuar crescendo profissionalmente:

 

  1. Postura de dono do negócio;
  2. Resiliência;
  3. Disponibilidade para apoiar a empresa no que for necessário;
  4. Comprometimento;
  5. Busca da excelência em tudo que faz;
  6. Eficiência operacional;
  7. Visão estratégica;
  8. Orientação a resultados;
  9. Desenvolvimento contínuo;
  10. Senso de urgência.

 

  1. Dicas para dar um up na carreira: 

 

Alguns profissionais ficam com a sensação que estão estagnados ou “patinando” em suas carreiras. Crises à parte, só depende de nós.

 

  1. Entender a dinâmica do negócio da empresa em que atuamos: é frequente os profissionais não entenderem o porquê de suas tarefas ou não ter claro o impacto de suas funções nos resultados da empresa. Desde os cargos mais operacionais, até os estratégicos, todas as funções compõem uma grande rede que tem como último objetivo os resultados da empresa. Se você não possui esta visão clara, cuidado, seu emprego pode estar em risco!

 

  1. Buscar o desenvolvimento contínuo: estudar sempre. Vivemos em um mundo no qual geramos mais dados e informações digitais em um único dia do que todo o ano de 2000! É impossível dar conta deste crescimento vertiginoso de informações e transformá-lo em conhecimento sem estudarmos continuamente.

 

  1. Aplicar a intensidade necessária para o seu crescimento: Em um mundo cada vez mais dinâmico e digital, as pessoas, e seu chefe, esperam respostas imediatas e resultados “para ontem”. Se você não aplicar a intensidade necessária em tudo o que faz, provavelmente terá resultados medianos, na melhor das hipóteses. Em um cenário competitivo, você nunca se destacará e, portanto, prejudicará o seu crescimento profissional.

 

 

Perfil de André Sih

Engenheiro de Computação e Mestre em Engenharia Elétrica pela PUC-Rio; Software Specialist Engineer pelo Palo Alto Research Center (CA-USA); Especialista em Tecnologia & Inovação pela NASA/Florida International Business School; Pós-Graduado em Estratégia pela State University of New York (NY-USA).

Construiu sólida carreira executiva em Educação, Inovação, Estratégia, Negócios e Desenvolvimento de Equipes em grandes multinacionais e em ambientes internacionais e multiculturais, tais como Xerox, Michael Page International e Nokia Siemens Networks.

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração, incluindo os cursos de MBA Executivo Global, MBA em Gestão Estratégica de Projetos PMP e Pós-Graduação em Gestão de Pessoas e Coordenador dos cursos de Graduação em Ciência da Computação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas da UNISUAM

É sócio da Future Smart, consultoria especializada em Hunting, Treinamento e Desenvolvimento de Executivos, com uso de soluções e ferramentas de alta tecnologia.

Tags:, , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *