Gerente da Escola de Negócios UNISUAM dá dicas para não se enrolar com o cartão de crédito


divida_cartao_credito_como_fazer_not1321

Segundo pesquisa realizada pelo SPC e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas – CNDL, o cartão de crédito e a tentação das parcelinhas se torna irresistível para muitos jovens de 18 a 24 anos.

Dentre os jovens nessa faixa de idade, 70% têm cartão e 33% não evitam o parcelamento, mesmo que isso comprometa o orçamento, aponta a pesquisa.

Mas, de acordo com o Gerente da Escola de Negócios UNISUAM, Prof. Jefferson Bueno, que participou de matéria realizada pelo Estadão, o cartão de crédito pode, sim, ser bem utilizado. Para ele, entender o que é um consumo essencial e o que pode ser esporádico é o caminho para usar as vantagens do cartão a seu favor.

“Se o jovem não tem a renda disponível para o consumo imediato, ele pode planejar melhor a aquisição de um determinado bem”, afirma ele.

 

Confira algumas dicas para não cair em uma cilada financeira

Não gaste mais do que ganha. É preciso ficar atento para que o limite do cartão de crédito não ultrapasse 30% do salário ou ganho mensal. Além disso, o ideal é ter apenas um cartão.

Cuidado com o parcelamento. Com essa grande facilidade, o endividamento, infelizmente, acaba se tornando uma realidade. Nesse caso, é preciso ter o comprometimento para arcar com essa despesa durante os meses futuros.

Evite pagar só o mínimo. Um dos maiores erros cometidos em relação ao cartão de crédito é pagar a parcela mínima. As taxas de juros cobradas são muito altas, o que acaba levando à inadimplência. Caso não consiga pagar a parcela total, procure outra linha de crédito que não ultrapasse 2,5% ao mês.

Negocie a anuidade do cartão. Hoje, é possível encontrar cartões que não cobram nenhuma taxa de manutenção. Também se você possui investimentos no banco, dependendo do limite pode ficar isento de anuidade.

Não empreste. Nunca empreste o seu cartão de crédito a outra pessoa, mesmo que seja conhecida. Nunca se sabe…

Aproveite os benefícios. Há vantagens também em acumular pontos no cartão para trocar por milhagem ou prêmios. Mas, lembre-se que essas vantagens têm data de validade, portanto, é preciso ficar atento para não perder os prazos.

Evite compras por impulso. Com o bombardeio diário de ofertas e oportunidades, muitas vezes os jovens se deixam levar e adquirem um serviço ou produto que nem sempre é necessário. Para que isso não aconteça, é preciso se perguntar antes de qualquer compra: “Eu realmente preciso disso?”, “Eu terei como pagar a fatura no mês seguinte?”, “Estou comprando por vontade própria ou me deixando levar pelas propagandas?”.

Pesquise crédito. Caso não consiga pagar a fatura total do cartão no vencimento, faça, imediatamente, um diagnóstico financeiro para descobrir o verdadeiro problema e busque uma linha de crédito com taxas de juros mais baixos.

Leia a matéria na íntegra.

 

Conheça os nossos cursos na área de Negócios!

Administração UNISUAM

Marketing UNISUAM

Ciências Contábeis UNISUAM

Quer começar a estudar em 2018.2? Matrículas abertas!

Tags:, , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *