UNATI UNISUAM marca presença em importante evento da área em Brasília


IMG_20180705_155233291

A Coordenadora da Universidade Aberta à Terceira Idade – UNATI UNISUAM, Profª Rose Cristina Sobral, juntamente com a Profª Madalena Glinardello, participou, dias 04 e 05/07, do I Seminário Internacional sobre Educação e Saúde na Terceira Idade e III Congresso Internacional da Associação Brasileira das Universidades Abertas à Terceira Idade – ABRUNATI.

(Leia mais: Coordenadora da UNATI UNISUAM participa de programa na Rede NGT)

O evento, realizado na Câmara dos Deputados, em Brasília, teve como objetivo integrar diferentes perspectivas sobre o envelhecimento e a velhice na área gerontológica, nas dimensões educacionais, políticas, culturais, sociais, biológicas, psicológicas, econômicas, assistencial e de saúde.

“Esta temática influencia diretamente na formação dos profissionais, na população em geral e nos idosos, em especial, em um processo de conscientização sobre o envelhecimento e a velhice, possibilitando a atualização, empoderamento e aquisição de novos papéis sociais”, destaca Profª Rose.

(Leia mais: UNATI UNISUAM marca presença no XV Fórum Nacional de Coordenadores de Projetos da Terceira Idade)

Em sua apresentação, que teve como tema “UNATI: Novos Saberes e Construção de Vínculo”, a Coordenadora da UNATI, que é associada e membro da Comissão Científica da ABRUNATI, falou sobre o trabalho realizado por meio da UNATI UNISUAM, que visa manter funcionalmente ativos idosos e treinar Graduação acadêmica através de atividades que proporcionam melhor capacidade física, mental e social para os idosos, cumprindo, assim, a proposta de extensão deste projeto, que é fornecer a articulação entre o Ensino e a comunidade mantendo-se integrada com a gestão universitária.

“Uma das maiores conquistas culturais de um povo em seu processo de humanização é o envelhecimento de sua população e requer profissionais competentes envolvidos nas reais necessidades daqueles que envelhecem. Participar do Projeto de Extensão no espaço de uma Universidade Aberta à Terceira Idade, a fim de manter, por meio de uma metodologia qualitativa, cientificamente reconhecida, possibilita aperfeiçoar as capacidades inerentes à saúde, além de confirmar a relação da construção de novos conhecimentos e novas amizades entre diferentes gerações. As UNATIS podem ser consideradas propostas eficientes para a construção de novos saberes e novas amizades através do convívio intergeracional e da atuação experimental de acadêmicos no projeto”, ressalta ela.

(Leia mais: Coordenadora da UNATI UNISUAM realiza palestra no I Fórum de Gerontoteca)

 

Sobre a UNATI UNISUAM

A UNATI UNISUAM, curso-programa vinculado à Extensão Universitária, tem por objetivo propiciar aos idosos instrumentos que os tornem capazes de enfrentar as mudanças físicas e emocionais desta etapa da vida e que são fundamentais para que o indivíduo continue sendo reconhecido como um sujeito autônomo capaz do exercício pleno da cidadania, participando, assim, ativamente da melhoria do processo de maturidade de sua população local.

Com Médicos, Enfermeiros, Psicólogos, Fisioterapeutas, Nutricionistas e Assistentes Sociais em sua equipe técnica, a UNATI UNISUAM oferece 10 diferentes atividades divididas entre as suas Unidades: Coral, Leitura e Escrita, Artesanato, Dança Cigana, Atividade Física, Cidadania, Atividades Lúdicas e Recreativas, Espanhol, Exercitando a Memória e Alongamento.

Além das aulas teórico-práticas são realizadas palestras, passeios, festas temáticas, atividades de socialização, dentre outras, proporcionando, assim, uma maior convivência e troca de experiências entre os participantes.

 

Visite nosso siteunisuam.edu.br

Mais informações pelo telefone: 3882-9797

Tags:,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *